- 07 de abril de 2019

Xampus, sabonetes e dentifrícios

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Com a redução das populações infantil e juvenil, o mercado se transforma e cresce velozmente em direção aos mais idosos. O marketing está preparado para essa inédita mudança estrutural?

xampuNaturalmente deveria estar bem preparado porque o marketing tem que estar adiante da sociedade na corrida pelo atendimento. Marketing é a ciência ou técnica que permite colocar bens e serviços à disposição dos interessados (consumidores) quando eles assim necessitarem ou desejarem.

A partir dessa conceituação surgem variadas maneiras de atingir o objetivo e muitos instrumentos foram criados para entender o mecanismo do desejo ou necessidade e do seu atendimento. Pesquisas de mercado, distribuição, propaganda e preço são algumas das ações que caracterizam a atividade mercadológica.

Assim, se a sociedade está envelhecendo muito rapidamente, particularmente no caso brasileiro mais veloz ainda, o marketing já pode estar atuante e competente para fazer da transição etária uma alavanca de modernização da própria sociedade. Essa afirmação, entretanto, não é facilmente observável. A maioria das atividades continua sendo tocada como se o País não estivesse se transformando. As mensagens promocionais são as mesmas de vinte ou trinta anos atrás.

Apelos protagonizam a juventude como o mercado mais vigoroso e os modelos de produtos ainda se revestem das cores e gostos dessa parcela que começa um processo de redução conforme o quadro seguinte (IBGE – Projeção da População do Brasil por Sexo e Idade – 1980/2050):

Ano

População

de 15 a 24 anos

População

de 55 anos ou mais

1980

25.023.247

10.330.774

1990

28.628.301

14.046.545

2000

33.818.197

19.337.378

2008

34.330.212

25.331.797

2010

33.644.014

27.256.417

2020

33.856.048

39.848.822

2030

28.713.078

53.238.287

2050

22.507.190

79.073.987

Quando a juventude não é a protagonista, o público infantil continua sendo o visado pelos holofotes e microfones, independentemente das projeções demográficas conforme o quadro abaixo (IBGE – Projeção da População do Brasil por Sexo e Idade – 1980/2050):

Ano

População

de 0 a 14 anos

População

de 55 anos ou mais

1980

45.339.850

10.330.774

1990

51.789.936

14.046.545

2000

51.002.937

19.337.378

2008

50.186.610

25.331.797

2010

49.439.452

27.256.417

2020

41.571.334

39.848.822

2030

36.761.006

53.238.287

2050

28.306.952

79.073.987

Evidencia-se nos dois quadros – jovens de 15 a 24 anos e crianças de 0 a 14 anos que a mudança etária é muito rápida. No caso dos jovens, em apenas uma década (2010 a 2020), os jovens que eram em quantidade de 23,4% a mais que a população de 55 anos em diante, serão 17,6% a menos que ela. É uma reversão

impressionante que vai explodir em 2050 (apenas 30 anos depois) quando serão 35,8% da população de 55 anos em diante, ou seja, um jovem para cada três idosos.

E as crianças de 0 a 14 anos que eram 81,4% maior que os idosos de 55 anos em diante em 2010, apenas dez anos depois em 2020 serão apenas 4,3% maior que os idosos e em mais dez anos já serão apenas 69% do total de pessoas de 55 anos em diante. Já em 2050, haverá uma criança para cada quatro idosos.

Não há como fazer o mercado retornar ao que era em 1990/2000. Quem vai comprar mais xampu? E sabonete? E creme dental?

Lógico que se pode vender para os idosos os mesmos produtos que são comercializados para as crianças e jovens. Só que não dá para chamar ou aceitar essa decisão como marketing. O marketing sério estuda o consumidor, seu comportamento, seu modo de pensar, de viver, de querer. Isto é o que deve estar sendo feito agora antes que esta década avance um pouco mais. O tempo é curto para a realização de todas as mudanças que a sociedade vai registrar.

O Portal VIPPES Negócios já trabalha com o futuro que vai ter quase 50% da população com 50 anos em diante.

Germano Hansen Jr.

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