Com a redução das populações infantil e juvenil, o mercado se transforma e cresce velozmente em direção aos mais idosos. O marketing está preparado para essa inédita mudança estrutural?
Naturalmente deveria estar bem preparado porque o marketing tem que estar adiante da sociedade na corrida pelo atendimento. Marketing é a ciência ou técnica que permite colocar bens e serviços à disposição dos interessados (consumidores) quando eles assim necessitarem ou desejarem.
A partir dessa conceituação surgem variadas maneiras de atingir o objetivo e muitos instrumentos foram criados para entender o mecanismo do desejo ou necessidade e do seu atendimento. Pesquisas de mercado, distribuição, propaganda e preço são algumas das ações que caracterizam a atividade mercadológica.
Assim, se a sociedade está envelhecendo muito rapidamente, particularmente no caso brasileiro mais veloz ainda, o marketing já pode estar atuante e competente para fazer da transição etária uma alavanca de modernização da própria sociedade. Essa afirmação, entretanto, não é facilmente observável. A maioria das atividades continua sendo tocada como se o País não estivesse se transformando. As mensagens promocionais são as mesmas de vinte ou trinta anos atrás.
Apelos protagonizam a juventude como o mercado mais vigoroso e os modelos de produtos ainda se revestem das cores e gostos dessa parcela que começa um processo de redução conforme o quadro seguinte (IBGE – Projeção da População do Brasil por Sexo e Idade – 1980/2050):
Ano |
População de 15 a 24 anos |
População de 55 anos ou mais |
1980 |
25.023.247 |
10.330.774 |
1990 |
28.628.301 |
14.046.545 |
2000 |
33.818.197 |
19.337.378 |
2008 |
34.330.212 |
25.331.797 |
2010 |
33.644.014 |
27.256.417 |
2020 |
33.856.048 |
39.848.822 |
2030 |
28.713.078 |
53.238.287 |
2050 |
22.507.190 |
79.073.987 |
Quando a juventude não é a protagonista, o público infantil continua sendo o visado pelos holofotes e microfones, independentemente das projeções demográficas conforme o quadro abaixo (IBGE – Projeção da População do Brasil por Sexo e Idade – 1980/2050):
Ano |
População de 0 a 14 anos |
População de 55 anos ou mais |
1980 |
45.339.850 |
10.330.774 |
1990 |
51.789.936 |
14.046.545 |
2000 |
51.002.937 |
19.337.378 |
2008 |
50.186.610 |
25.331.797 |
2010 |
49.439.452 |
27.256.417 |
2020 |
41.571.334 |
39.848.822 |
2030 |
36.761.006 |
53.238.287 |
2050 |
28.306.952 |
79.073.987 |
Evidencia-se nos dois quadros – jovens de 15 a 24 anos e crianças de 0 a 14 anos que a mudança etária é muito rápida. No caso dos jovens, em apenas uma década (2010 a 2020), os jovens que eram em quantidade de 23,4% a mais que a população de 55 anos em diante, serão 17,6% a menos que ela. É uma reversão
impressionante que vai explodir em 2050 (apenas 30 anos depois) quando serão 35,8% da população de 55 anos em diante, ou seja, um jovem para cada três idosos.
E as crianças de 0 a 14 anos que eram 81,4% maior que os idosos de 55 anos em diante em 2010, apenas dez anos depois em 2020 serão apenas 4,3% maior que os idosos e em mais dez anos já serão apenas 69% do total de pessoas de 55 anos em diante. Já em 2050, haverá uma criança para cada quatro idosos.
Não há como fazer o mercado retornar ao que era em 1990/2000. Quem vai comprar mais xampu? E sabonete? E creme dental?
Lógico que se pode vender para os idosos os mesmos produtos que são comercializados para as crianças e jovens. Só que não dá para chamar ou aceitar essa decisão como marketing. O marketing sério estuda o consumidor, seu comportamento, seu modo de pensar, de viver, de querer. Isto é o que deve estar sendo feito agora antes que esta década avance um pouco mais. O tempo é curto para a realização de todas as mudanças que a sociedade vai registrar.
O Portal VIPPES Negócios já trabalha com o futuro que vai ter quase 50% da população com 50 anos em diante.
Germano Hansen Jr.