- 05 de abril de 2019

Consumo reprimido

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Páginas e páginas de sites de informação trazem artigos sobre higiene para idosos. Mas onde estão os produtos para um mercado de VIPPES (50 anos em diante) que aumenta em mais de 120 mil pessoas a cada mês?

consumo reprimidoMuitos dos cuidadores e especialistas em VIPPES recomendam a utilização de produtos com determinadas características em função das condições das pessoas que passaram da quarta década de vida. Quase todos sabem que as células não se regeneram mais na mesma velocidade que antes dos 40. Pior que tudo é que a pele começa a demonstrar visualmente a passagem da idade. Produtos para higiene pessoal são especificamente para uso externo e portanto influem diretamente na aparência pessoal visível para todos e também para os próprios VIPPES em sua intimidade.

Quando profissionais de várias atividades recomendam a utilização ou não de determinadas substâncias para a higiene pessoal, objetivam obter os melhores benefícios ou evitar problemas para os potenciais usuários. Hidratantes, cremes dentais, sabonetes, xampus, antissépticos e dezenas de outros tipos de produtos para higiene pessoal são encontrados em supermercados, bazares, farmácias, drogarias, tabacarias, lojas de conveniência e estabelecimentos com comércio misto.

O problema é que essa gama monumental de produtos serve para parte da população mas não necessariamente para a classe dos VIPPES. É a que mais cresce na composição demográfica e que juntamente com crianças da primeira infância, necessita de produtos adequados para suas específicas características e condições de idade, saúde, finanças, gostos, etc.

Quanto mais avançada a idade dos VIPPES, maiores são as probabilidades da existência de alguns problemas de saúde que provocam a necessidade de cuidado com algumas substâncias normalmente inofensivas. Acontece que as prateleiras das casas de comércio que vendem produtos de higiene pessoal não apresentam linhas direcionadas para VIPPES. Na verdade, os produtos em sua quase totalidade são divididos em apenas duas classes: adulto e infantil. Entende-se que os produtos infantis demonstram características próprias para peles delicadas, pouco magoadas pela ação do tempo e da vida.
Corretíssimo!

Mas quando se trata de adultos a situação é mais preocupante e até agora só se comercializa uma linha única como se a pele de pessoas de 30 ou 40 anos fosse similar a de VIPPES de 55, 65, 75 ou 85 anos. Em 2010, as pessoas com mais de 70 anos eram mais de 8,6 milhões; em 2020, superarão 12 milhões e em 2050 atingirão 34,3 milhões.

Estarão sedentas por produtos de higiene pessoal específicos para suas peles e cabelos manchados por anos de sol, vento, poluição e demais agentes que através dos anos vão formando as marcas da idade.

Uma simples conta aritmética pode dar uma ideia da mudança de situação nos últimos anos. Vejamos os números na tabela abaixo conforme os dados do IBGE na Projeção da População do Brasil por Sexo e Idade -1980-2050 revisão 2008:

 

1980

2010

2020

2050

População de crianças 0 a 14 anos em milhões

45,3

49,4

41,6

28,3

VIPPES de 70 anos em diante em milhões

2,7

8,6

12,2

34,3

      Crianças de 0 a 14   anos p/município –

8.147

8.883

7.470

5.086

      VIPPES de 70 anos em diante p/município

491

1.547

2.195

6.168

Em 1980, em média, cada município brasileiro contava com 491 VIPPES de 70 anos em diante.  Talvez esse número não despertasse um interesse maior na formulação de produtos específicos que não atingissem o mínimo necessário para uma lucratividade.

Mas em 2010, os VIPPES de 70 anos em diante passaram para 1.547 pessoas em cada município, ou seja: 3,15 vezes mais. Nos mesmos anos, em média, havia 8.147 crianças de 0 a 14 anos em cada município em 1980 e 8.883 em 2010, com aumento de 0,9 vezes.

Para 2020 a previsão indica 7.470 crianças de 0 a 14 anos, com redução de 16% em relação a 2010 e 2.195 VIPPES de 70 anos em diante, com aumento de 42% em relação a 2010.

E em 2050, a inversão pode causar um choque: as crianças de 0 a 14 anos serão encontradas em quantidade média de 5.086 garotos e garotas (redução de 32% em relação a 2020). Em compensação, os VIPPES de 70 anos em diante serão 6.168 pessoas com aumento de 2,8 vezes sobre 2010 e 21% mais que a classe das crianças de 0 a 14 anos de idade.

Portanto, o tamanho do mercado VIPPES de 70 anos em diante está em crescimento vigoroso e será maior que o enorme volume atual de crianças até 14 anos. Chama também a atenção nessa tabela a redução absoluta de crianças até 14 anos em 2020 em relação a 2010. Assim é que terminou o chamado crescimento vegetativo do mercado jovem substituído por um espetacular aumento do mercado para VIPPES.

Germano Hansen Jr.

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