- 22 de novembro de 2017

Bares da Moda

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Ano 2044 no Brasil. A mídia não se cansa de abrir manchetes sobre o fato que abala o País: as estatísticas do IBGE do ano de 2043 confirmam a redução da população brasileira pela primeira vez.

Com efeito, as estatísticas são claras, conforme se verifica:

Ano

População total

Diferença p/ ano anterior

2041

228.287.681

+ 134.477

2042

228.350.924

+   63.243

2043

228.343.224

–     7.700

2044

228.264.820

–   78.404

Os artigos, análises, reportagens que tratam do tema populacional se tornam os principais assuntos de conversa no País.

O que fazer?

O Brasil entra em uma tendência de redução no volume populacional sem certeza de quando vai estacionar. E a diminuição apresenta números alarmantes nas projeções para os anos seguintes. Em 2060, o Brasil terá uma população menor que a de 2025.

O problema é discutido nos meios políticos e nas grandes transnacionais. O mercado brasileiro pode cair vertiginosamente nas próximas décadas. Não haverá desemprego, entretanto, a produção cairá.

Os bares serão as arenas das análises populares sobre o Brasil que encolhe. O futebol cede lugar para a discussão demográfica.

Como serão os bares de 2044? Qual o público que os frequentará?  O que eles podem oferecer de melhor para atrair e manter uma clientela fiel e assídua?

Como será a clientela? Será representativa da população?

Do ponto de vista demográfico etário, a população apresentará a seguinte estrutura em 2044 conforme a “Projeção da População do Brasil por Sexo e Idade 2000/2060 – revisão 2013”:  

Classes etárias

População 2000

 

Participaç

%

População 2044

Participaç

%

0 a 14 anos

44.093.644

25,4

34.033.702

14,9

15 a 29 anos

48.912.965

28,2

39.390.296

17,3

30 a 49 anos

45.641.907

26,3

63.027.731

27,6

50 em diante

34.799.830

20,1

91.813.091

40,2

Observa-se que em 44 anos, a participação do pessoal de 50 anos em diante na população total, aumentou 100%, enquanto as demais estacionaram (30 a 49 anos) ou encolheram muito (crianças até 14 anos e jovens de 15 a 29).       

Já dá para ter uma noção de qual clientela precisará ser atraída para os bares da moda.

Felizmente demografia não se transforma da noite para o dia, portanto há tempo suficiente para a criação de uma nova visão da sociedade desde agora. E os novos bares já irão começar a “viver” a nova demografia em pleno processo.

Torquato Morelli                                             

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