Ano 2044 no Brasil. A mídia não se cansa de abrir manchetes sobre o fato que abala o País: as estatísticas do IBGE do ano de 2043 confirmam a redução da população brasileira pela primeira vez.
Com efeito, as estatísticas são claras, conforme se verifica:
Ano |
População total |
Diferença p/ ano anterior |
2041 |
228.287.681 |
+ 134.477 |
2042 |
228.350.924 |
+ 63.243 |
2043 |
228.343.224 |
– 7.700 |
2044 |
228.264.820 |
– 78.404 |
Os artigos, análises, reportagens que tratam do tema populacional se tornam os principais assuntos de conversa no País.
O que fazer?
O Brasil entra em uma tendência de redução no volume populacional sem certeza de quando vai estacionar. E a diminuição apresenta números alarmantes nas projeções para os anos seguintes. Em 2060, o Brasil terá uma população menor que a de 2025.
O problema é discutido nos meios políticos e nas grandes transnacionais. O mercado brasileiro pode cair vertiginosamente nas próximas décadas. Não haverá desemprego, entretanto, a produção cairá.
Os bares serão as arenas das análises populares sobre o Brasil que encolhe. O futebol cede lugar para a discussão demográfica.
Como serão os bares de 2044? Qual o público que os frequentará? O que eles podem oferecer de melhor para atrair e manter uma clientela fiel e assídua?
Como será a clientela? Será representativa da população?
Do ponto de vista demográfico etário, a população apresentará a seguinte estrutura em 2044 conforme a “Projeção da População do Brasil por Sexo e Idade 2000/2060 – revisão 2013”:
Classes etárias |
População 2000
|
Participaç % |
População 2044 |
Participaç % |
0 a 14 anos |
44.093.644 |
25,4 |
34.033.702 |
14,9 |
15 a 29 anos |
48.912.965 |
28,2 |
39.390.296 |
17,3 |
30 a 49 anos |
45.641.907 |
26,3 |
63.027.731 |
27,6 |
50 em diante |
34.799.830 |
20,1 |
91.813.091 |
40,2 |
Observa-se que em 44 anos, a participação do pessoal de 50 anos em diante na população total, aumentou 100%, enquanto as demais estacionaram (30 a 49 anos) ou encolheram muito (crianças até 14 anos e jovens de 15 a 29).
Já dá para ter uma noção de qual clientela precisará ser atraída para os bares da moda.
Felizmente demografia não se transforma da noite para o dia, portanto há tempo suficiente para a criação de uma nova visão da sociedade desde agora. E os novos bares já irão começar a “viver” a nova demografia em pleno processo.
Torquato Morelli