- 03 de abril de 2019

A Ciência e o envelhecimento

0

Envelhecer é um processo. A Ciência estuda o processo e busca brecar ou acelerar os resultados. No caso do ser humano, a ciência tenta encontrar um meio de retardar ou impedir o envelhecimento.

ciencia e envelhecimentoUma das maneiras de saber o que a ciência está fazendo é avaliar aquilo que é apresentado em seminários e workshops sobre o tema em foco. Workshop é um evento em que muitos pesquisadores e cientistas levam suas observações e seus trabalhos e procuram aprender com outros estudiosos os vários caminhos para se chegar a alguma conclusão definitiva.

O Brasil caminha aceleradamente para o envelhecimento populacional. Em velocidade perde apenas para a Colômbia e Singapura. A medida é obtida com a contagem de tempo (em anos) que o país leva para ter a participação da população de idosos de 65 anos em diante passar de sete para 14% do total. Pois bem, a França precisou de 115 anos para atingir essa situação etária; o Brasil o fará em apenas 21 anos. É exatamente essa rapidez impressionante no envelhecimento que assusta todos aqueles que estão se dedicando ao tema.

O Portal VIPPES Negócios, que acredita ser a transição etária a mais espetacular alavanca de negócios do século atual, sabe que se não houver um movimento integrado de todos os agentes ativos nacionais para solucionar os problemas logísticos no processo. O caos social não será apenas uma possibilidade, mas um fato lamentável.

Nessa linha de preocupação, procuramos avaliar o que tem acontecido no País em volume de workshops sobre o envelhecimento populacional, nos últimos dois anos.
Em 2011 o IBE (Instituto de Estudos Brasil Europa – www.ibe.usp.br) realizou o 1º Workshop Internacional sobre Envelhecimento na Faculdade de Medicina de Botucatu (interior do Estado de São Paulo). A coordenação foi da área Saúde e Biologia do IBE sob a direção da Professora Dra. Célia Regina Nogueira da Faculdade de Medicina UNESP – (www.fmb.unesp.br).

Também em 17 de agosto de 2011, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) realizou o seminário “Workshop Ciência do Envelhecimento” na Fundação VUNESP (www.vunesp.com.br).  Esse workshop pretendeu obter subsídios para a realização de um evento internacional com a participação da UNESP, USP e UNICAMP (www.unicamp.br).

Muitos especialistas participaram como, por exemplo, as Professoras Célia Nogueira, Maria Isabel Nogueira Cano, Daisy Maria F. Salvadori, Kátia Denise Saraiva Bresciani, Marion B. de Koivisto e Professor Paulo Vilas Boas sobre o tema “Envelhecimento da clínica à biologia molecular”. Alguns dos temas fazem parte do conjunto de áreas em que muito estudo e observação ainda precisam de tempo e financiamento:

  •    “Cinesioterapia funcional e cognitiva de idosos com doença de Alzheimer” (Prof. José Luiz Riani Costa);
  •    “Câncer e Envelhecimento” (Profa. Maria Inês Pardini);
  •    “Neurociências e comportamento: memória, plasticidade, envelhecimento e qualidade de vida” (Prof. Edvaldo Soares);
  •    “Avaliação e prevenção de distúrbio do equilíbrio em idosos” (Prof. Marcos Eduardo Scheicher);
  •    “Políticas públicas para a efetivação de direitos no processo de envelhecimento” (Profas. Nanci Soares e Juliana Presotto Pereira Neto).

Muitos outros palestrantes colocaram suas notas e observações que podem dar uma noção da amplitude do assunto e da importância para as próximas gerações que sentirão mais intensamente o tamanho descomunal da população envelhecida.

Em 2012 realizou-se em setembro a “1ª Expo Sênior em Santos” organizada e coordenada por H.Melillo Grupo de Articulação Social (Santos (SP)  apresenta uma grande concentração de idosos em relação a outras grandes cidades brasileiras). Entre os temas apresentados em workshops muito concorridos anotamos:

  •  “Panorama atual sobre qualidade de vida na maturidade” (Dr. Alberto Ogata)
  • “Viver e não ter vergonha de ser feliz” (Dr. Renato Maia Guimarães)
  • “Saúde financeira e preparação para a aposentadoria, passo a passo” (Cecília Shibuya)
  • “Pensamento sênior sobre sustentabilidade” (Daryalva Bacellar)
  •  “O novo perfil e hábitos de consumo dos Sêniores” (Artur Horta O´Leary Jr.)

Em 27 de novembro de 2012, um excelente Workshop foi realizado na Feicomércio em São Paulo organizado e coordenado pelo IESS – Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (www.iess.org.br).  Um programa excelente que tratou dos aspectos econômico-financeiros significativos causados pelo envelhecimento populacional.

Especialistas da Previdência Pública e Privada, pesquisadores e cientistas demográficos tornaram o workshop em um alerta confiável para que a sociedade trabalhe com afinco a fim de tornar a transição etária um marco de sucesso no País. Destacou-se a mensagem de otimismo do Dr. Luciano Schweizer, analista sênior responsável pelo setor privado do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento – www.bid.org.br) que demonstrou a enorme cesta de oportunidades industriais, comerciais e de serviços que o envelhecimento populacional vai trazer.

Também em 2012 em dezembro de 12 a 14, a cidade de Belo Horizonte viu acontecer na Pampulha o “Iº Workshop on Healthy Aging” com vários palestrantes internacionais e uma plêiade de especialistas brasileiros. Entre os temas:

  •  “Imunidade e envelhecimento: causas e impacto de imunosenilidade em humanos” (Graham Pawelec –Universidade de Tübingen, Alemanha);
  •  “O rápido envelhecimento na população brasileira: uma visão demográfica” (José Alberto Magno de Carvalho –IPEAC de Minas Gerais da UFMG)
  •  “Centenários no Brasil” (Cassio Turra – FACE da UFMG)
  •  “Nutrição e envelhecimento” (Adriana Keller – PUC de MG)

Conforme se percebe, todos estes workshops foram os primeiros. O envelhecimento é muito veloz e estamos atrasados na apresentação das consequências e estudo das providências para evitar que a transição etária se transforme – de uma grande oportunidade de desenvolvimento em um grande e intrincado nó social. Todos somos responsáveis em trabalhar pela mudança de atitude na avaliação do assunto.

Germano Hansen Jr.

Compartilhe.

Leave A Reply