- 22 de novembro de 2017

VIPPES Drs./Drs. em VIPPES

0

Parte das profissões atuais existiu, nem sempre com as mesmas palavras. Mas novas profissões vão surgir conforme novos produtos, novos serviços, novas ideias e necessidades.

conveniosAlgumas das mais recentes envolvem a tecnologia da informação, as ramificações da ciência molecular, as aventuras para fora do planeta, a luta contra as doenças e a busca da longevidade e imortalidade. O envelhecimento populacional, com certeza, estará trazendo junto um novo leque de atividades diferenciadas e especializadas.

Naturalmente haverá uma diversidade de profissões técnicas que exigirão anos de estudo e de prática. Médicos especializados em dificuldades causadas pela idade e muito competentes para a restauração de funções decadentes, abrirão novos ramos de especialidades hoje enfeixadas no rótulo único de Geriatria. O mesmo vai acontecer na Psicologia, na Odontologia, na Enfermagem, na Fisioterapia e em todas as atividades ligadas à área da saúde. Em todos os campos do saber humano, o envelhecimento populacional exigirá novas maneiras de análise e ação.

A prevenção vai ocupar lugar mais destacado que a restauração ou correção. As ciências humanas sofrerão uma nova orientação, pois a sociedade vai alterar substancialmente a maneira de enxergar os VIPPES, suas realidades, suas qualidades, suas dificuldades, suas necessidades sob o ponto de vista de produtividade, de atividade efetiva e não apenas terapêutica. Professores, monitores, treinadores, observadores, pesquisadores terão que se informar e se formar em conhecimento de VIPPES.

Arquitetos, engenheiros, designers, advogados, administradores, economistas precisarão encontrar novas soluções para um mundo novo com população capaz para obtenção de resultados necessários sem sacrifícios físicos desgastantes e evitáveis. Alguns exemplos: para que escadas se rampas resolvem? Para que equipamentos de difícil manuseio para quem já usou em demasia todos os músculos e nervos anos a fio? Para que arriscar comprar ações de empresas que só funcionarão em longo prazo se for possível aplicar em projetos de resultados imediatos? Para que comprar um automóvel se é mais fácil contratar um carro com motorista?

Assim, uma infinidade de novos serviços virão acompanhados também de novos produtos para substituir aqueles que os VIPPES não desejarão usar por falhas operacionais para quem não tem mais a mesma capacidade da juventude. Consultores poderão ser os grandes sucessos do novo mundo etário. Consultores para tudo: para alimentos, para a moda, para a mobília, para eventos, para construção de fábricas, de oficinas, de lojas, de restaurantes, de shoppings, de turismo, de saúde e até de como conviver com a solidão.

Talvez sejam necessários consultores especializados para orientar empresários e administradores públicos com o intuito de avaliar com profundidade o novo e fabuloso mercado para VIPPES que começa a ser consolidado. Com certeza, boa parte desses consultores serão Doutores, Drs. VIPPES.

Germano Hansen Jr.

Compartilhe.

Leave A Reply