- 06 de abril de 2019

VIPPES, mercado promissor

0

Foto: ReproduçãoHoje isso representa mais de 13 milhões de pessoas adultas de mais de 50 anos. E serão mais de 17 milhões em 2020 e passarão de 30 milhões em 2060.

Se você tem espírito empreendedor já percebeu que o segmento não pode ser ignorado. Ao contrário, tende a crescer com o aumento da renda e da expectativa de vida dos brasileiros como temos afirmado neste Portal VIPPES Negócios. Alguns exemplos de oportunidades de negócio interessantes para esse grupo: pacotes turísticos e cruzeiros em baixa temporada, cursos e faculdades da terceira idade, cartões de desconto em farmácias e drogarias.

Outro bom exemplo do potencial desses consumidores é o campo tecnológico. Muitos VIPPES não tiveram acesso à tecnologia enquanto estavam no mercado de trabalho, nem por isso deixam de apreciar as atrações da vida moderna, trazidas por filhos e netos.
Computadores com programas mais simples, celulares com dígitos maiores, porta-remédios que avisem a hora de tomá-los, fechaduras que se abrem utilizando impressões digitais, carros com mostradores mais fáceis de enxergar e tantas outras adequações a este público já estão nos planos de diversos fabricantes mundiais já estão no mercado.

Mesmo para as pessoas que não pensam em criar um negócio próprio, a constatação de que esse é um mercado em franco crescimento é um fator a ser considerado na escolha profissional, para começar ou mesmo redirecionar a carreira. Não é à toa que as atividades voltadas para os VIPPES estão entre as profissões do futuro.

As relacionadas à qualidade de vida e à saúde são as mais óbvias, mas novidades estão aí, como a orientação financeira para ajudar na preparação da aposentadoria e o aconselhamento de carreira para pessoas às vésperas de se aposentar. É que, com o aumento da expectativa de vida, a tendência é dos VIPPES assumirem outras atividades após deixarem o emprego formal, nas quais toda a experiência acumulada ao longo da carreira principal poderá ser passada às novas gerações. Entre as possibilidades estão consultoria, coaching, lecionar em universidades, voluntariado e até mesmo abrir um negócio.

Fica a dica também para quem está se aproximando da “barreira” dos 50. São pelo menos cerca de 35 anos de experiência profissional que não podem ser desprezados e, sim, aproveitados em novas funções, com menos pressão e mais satisfação.

Mona C. Cury

Compartilhe.

Leave A Reply