- 04 de abril de 2019

VIPPES geram lucros

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Empresas lucram com serviços voltados para os VIPPES. Gastos de idosos com saúde e lazer impulsionam novos negócios. Um empresário criou rede de academia para VIPPES. Outro, loja com produtos para a saúde e bem-estar.
Cresce o número de idosos no País e empresários aproveitam o momento para investir em negócios voltados para VIPPES. Depois de 10 anos de estudos, três médicos se juntaram para criar um novo conceito de academia, no qual eles enfatizam a recuperação, os primeiros passos do atleta no esporte ou prevenir lesões. “Criar uma academia com enfoque médico foi o passo decisivo para a abertura da nossa academia”, afirma Benjamin Apter, médico especialista em ortopedia, traumatologia, medicina esportiva e pós-graduado em fisiologia do exercício, que em conjunto com o reumatologista Ari Stiel Radu e o angiologista Nelson Wolosker, abriu em 2004 a B-Active.

Foram anos de estudo de mercado para chegar ao modelo ideal. O empresário percebeu que o público idoso é carente de aulas específicas de fortalecimento muscular. “Nós ficamos muito atentos nas grandes universidades, nas publicações científicas onde se estudava muito que exercício para terceira idade não só melhorava a qualidade de vida, mas também melhorava os índices de doenças crônicas… melhorava a glicemia na diabetes, melhorava o nível de pressão no hipertenso, melhorava ansiedade, depressão, osteopenia, osteoporose”, diz o empreendedor.

A academia realiza monitoramento constante dos alunos e reavaliações periódicas. Gera relatórios que são utilizados pelos professores para otimizar os treinos e para os médicos acompanharem as evoluções físicas, funcionais e clínicas.
O aluno não fica sozinho, ele recebe orientação em tempo integral. Durante os exercícios, fisioterapeutas dão todo suporte necessário nos aparelhos. Aos 85 anos, Maria é uma aluna assídua. Ela sabe bem a importância de não ficar parada. “Exercício faz muito bem pra saúde, faz muito bem até para cabeça”, diz.

O investimento para montar a primeira unidade da rede foi de R$ 250 mil. Hoje, a rede já conta com cinco academias e o empresário fatura cerca de R$ 3 milhões por ano já planejando expansão da rede. Os índices do IBGE estão apontando que o Brasil está envelhecendo, então a população está vivendo mais e já está buscando uma melhor qualidade de vida. O faturamento vem aumentando e pretendem dobrá-lo em três anos.

Mercado promissor

“No dia 29 de agosto de 2014, a quantidade de VIPPES (50 anos em diante), já cresceu neste ano um milhão de membros, representando 86% do crescimento total da população brasileira de 2014.” Amparado pela maior expectativa de vida, o número de brasileiros VIPPES deve praticamente quadruplicar até 2060, confirmando a tendência de envelhecimento acelerado da população já apontada por demógrafos, segundo dados do IBGE. O crescimento no número de idosos gera um mercado de produtos e serviços cada vez mais promissor.

Ainda não se tem grandes empresas, não se tem ainda uma quantidade de concorrentes atuando nesse mercado e isto representa uma oportunidade muito grande, ou seja, esse é momento de conhecer mais esse público, estar próximo dele e realmente desenvolver produtos e serviços que sejam muito adequados à realidade desse público.

E o empresário Thiago Abate aproveitou o momento. Com foco na clientela VIPPES, montou uma loja com produtos para a saúde e bem-estar. A loja trabalha com mais de 500 itens diferentes, 70% deles voltados para o público da terceira idade. Os produtos mais procurados são os que oferecem conforto para os longevos, que está cada vez mais consumista e exigente. Entre os itens estão as bolas para a prática de Pilates, equipamentos de ginástica, além de travesseiros, colchões e assentos de espuma.
Thiago Abate investiu R$ 150 mil para montar a loja, que atende cerca de 1,5 mil clientes por mês.

Para quem pretende investir neste tipo de negócio, o empresário dá a dica: é necessário ficar atento a alguns detalhes que fazem diferença na hora de conquistar a clientela: é preciso ter uma equipe bem treinada, um produto para pronta entrega, e é preciso ter em foco que, além de um cliente, tem-se um amigo.
O faturamento médio da empresa é de R$ 60 mil/mês. Este ano, a loja aposta em novidades para alavancar as vendas visto que os VIPPES também já estão cobrando o que tem no exterior.

Autor: Mona C. Cury

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