A onda gigantesca que vai dominar este século é a da população de VIPPES e principalmente no Brasil. Um dos setores de maior necessidade de adaptação é o dos Supermercados e Shoppings Centers.
Todos sabem que supermercados são fantásticos centros de distribuição de produtos de consumo contínuo além dos produtos alimentícios que os originaram.
Como todo estabelecimento comercial, os profissionais de mercado estudaram a melhor e mais rentável maneira de obter ganhos na comercialização da maioria dos produtos (já que alguns são necessários, mas de baixo índice de lucros).
Em razão dos planos comerciais já transformados em práticas padronizadas, os supermercados operam com a exposição dos produtos de acordo com as avaliações de quantidade potencial de vendas, volume de propaganda, margem de lucro, confiabilidade de fornecedor e alguns outros fatores sazonais e circunstanciais.
A estrutura física dos supermercados é estabelecida em função do perfil dos fregueses ou clientes (generalização mais politicamente correta) e assim o marketing dos produtores, distribuidores, divulgadores e profissionais de treinamento dos empregados no setor torna-se comprometido na obtenção de resultados crescentes.
O que deverá a acontecer com os supermercados agora que o perfil dos seus usuários começa a mudar radicalmente?
Não se trata de uma alteração sutil, suave, paulatina, mas sim muito profunda, intensa e veloz. A população de cinquenta anos em diante extrapola os índices de crescimento da população em geral e se torna sensivelmente maior a cada dia.
Para efeito dos supermercadistas avaliarem a intensidade da mudança demográfica, apresentamos abaixo uma tabela muito conclusiva.
No Brasil, considerando um período de tempo que vai do ano 2.000 ao ano 2030, passando pelo ano que começa agora (2014) observa-se:
Aumento DIÁRIO médio na quantidade de VIPPES no período 2.000 a 2.030, com corte no ano que começa agora 2014 em comparação com o grupo etário de 25 a 49 anos e que ainda representa atualmente o grupo de maior importância para os Supermercados (dados do IBGE – Revisão da População Brasileira por Sexo e Idade – 2013)
Período
Idade |
Aumento diário em 14 anos de 2014 para 2000
|
Aumento diário em 16 anos 2030 para 2014 |
Grupo etário de 25 a 49 anos |
3.229
|
1.221 |
Grupo etário de 50 anos em diante (VIPPES) |
3.522
|
4.418 |
Assim, fica mais fácil verificar que já estamos (2014) em plena fase de expansão da quantidade de VIPPES na cadeia potencial dos maiores grupos etários que utilizariam
supermercados para suas compras.
Exatamente nesses últimos 14 anos observou-se a substituição do grupo de maior representatividade do pessoal de 25 a 49 anos pelo grupo etário dos VIPPES. Estes já significam 9,1% a mais que aqueles.
Para os próximos 16 anos a situação vai continuar a apresentar substituição em um ritmo mais veloz e a quantidade de VIPPES a mais por dia será de 4.418 (hoje já é mais de 4.100 por dia) diante de 1.221 do grupo etário de 25 a 49 anos.
Se alguém alegar que o significado dos números é relativo em razão aos dados de base, podemos apresentá-los também:
Tabela com quantidade de pessoas por grupos etários potenciais para compras em supermercados 2000/2014/2030 (dados do IBGE – Revisão da População Brasileira por Sexo e Idade – revisão 2013) – em milhares de pessoas:
Data
Idade |
Ano de 2000 |
Ano de 2016 |
% de aumento 2016/2000 |
Ano de 2030 |
% de aumento 2030/2014 |
Grupo de 24 a 49 anos |
60.110 |
76.645 |
27,4% |
83.930 |
9,5% |
Grupo de 50 anos em diante |
25.900 |
43.915 |
69,5% |
69.700 |
58,8% |
Comprova-se, portanto, que os números não crescem apenas relativamente.
A substituição etária é um fenômeno de gigantesco porte e a grande oportunidade de negócios do século XXI para todos que desejarem participar na nova logística da sociedade, a do atendimento aos VIPPES.
G. Hansen Jr.