- 03 de abril de 2019

Cidade Amiga do Idoso – OMS

0

O Guia Global “Cidade Amiga do Idoso” organizado e divulgado pela OMS – Organização Mundial da Saúde da ONU (Organização das Nações Unidas) – está fazendo cinco anos em 2013. Que Guia é esse?

O Guia é o mais completo e oficial indicador do planejamento estratégico a nortear os agentes políticos, públicos e particulares em todo o planeta para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas (VIPPES).

Destacamos que o Projeto Mundial Cidade Amiga do Idoso foi desenvolvido pelo gerontólogo brasileiro Dr. Alexandre Kalache e Dra. Louise Plouffe e é fruto
do trabalho realizado por um grupo de consultores e profissionais de várias áreas:

  •    Margaret Gillis (Agência de Saúde Pública do Canadá)
  •    James Goodwin  (“Help the Aged”, Inglaterra)
  •    Tessa Graham (Ministério da Saúde da British Colúmbia, Canadá)
  •    Nabi Kronful (Associação Libanesa de Gestão em Saúde, Líbano)
  •    Glória Gutman (Simon Fraser University, Canadá)
  •    Laura Machado (InterAge Consultoria em Gerontologia, Brasil)
  •    Jim Hamilton  (Secretaria de Envelhecimento Saudável de Manitoba, Canadá)
  •    Elena Subirats-Simon (Acción para la Salud, Mexico)
  •    Alexandre Kalache e Louise Plouffe (Sede da OMS em Genebra, Suiça)
  •    Karen Purdy (Escritório de Defesa dos Interesses de Idosos, Gov Austrália Ocident.)
  •    Julie Netherland, Ana Krieger e Ruth Finkestein (Academia Medicina de N. York)
  •    Donelda Eve, WinnieYu e Jennifer MacKay (Ministério da Saúde da British Col)
  •    Charles Petitot (Sede da OMS, Suiça).cidade amiga do idosoA base de dados originou-se de pesquisa realizada em 33 cidades de todo o mundo e contou com o apoio de governos, organizações não governamentais (ONGs) e grupos acadêmicos. Mais duas cidades participaram de atividades ligadas ao projeto completando 35 cidades envolvidas. O trabalho foi iniciado em 2005 com a apresentação da ideia do projeto apresentada em junho o mesmo ano na sessão de abertura do 18º Congresso Mundial de Gerontologia no Rio de Janeiro, Brasil.

A pesquisa contou com 1.485 idosos de 60 anos em diante e foi realizada com membros das classes sociais baixa e média entre setembro de 2006 e abril de 2007. Formados por 158 grupos focais e, apoiados  no levantamento dos dados que incluíram contatos com idosos impossibilitados de participar dos grupos focais, foram também entrevistados 250 cuidadores e 490 prestadores de serviços.

As cidades que participaram da pesquisa foram:

Aman (Jordânia); Cancun(México); Dundalk(Irlanda);Genebra(Suiça); Halifax (Canadá); Himeji(Japão); Islamabad(Paquistão); Istambul(Turquia); Kingston e Montego Bay (Jamaica); La Plata(Argentina); Londres(Inglaterra); Mayaguez(Porto Rico); Melbourne(Austrália); Melville(Austrália); Cidade do México(México); Moscou (Federação Russa); Nairobi(Quênia); Nova Delhi(Índia); Ponce(Porto Rico); Portage La Prairie(Canadá); Portland, Oregon(Estados Unidos); Rio de Janeiro(Brasil); Região do Rhur(Alemanha); Saanich(Canadá); San José(Costa Rica); Shangai(China); Sherbrooke (Canadá); Tóquio(Japão); Tuymazy(Federação Russa); Udaipur(Índia) e Udine(Itália).

Conforme se observa, fizeram parte da pesquisa, muitos países diferentes e cidades de tamanho diverso, algumas megalópoles, várias de grande porte, outras de porte médio e até pequenas. O teste piloto foi realizado na cidade de Otawa, no Canadá, completando as 33 cidades participantes do projeto. Já as cidades de Edimburgo(Reino Unido) e Nova York (Estados Unidos) participaram com levantamento e processamento de dados que comprovaram e desenvolveram os achados nas cidades pesquisadas.

O Guia Global é o instrumento de planejamento estratégico que está sendo consultado em todos os países como um parâmetro para alinhamento das necessidades comuns a fim de atender os idosos com o objetivo de que participem no processo de envelhecimento ativo desejado e previsto pelas Nações Unidas, via OMS.
Fonte: “Guia Global: Cidade Amiga do Idoso” (OMS)

Germano Hansen Jr.

Compartilhe.

Leave A Reply