- 07 de abril de 2019

Renovação urbana

0

A renovação completa da sociedade em face do envelhecimento populacional vai modificar profundamente a estrutura urbana em todos os aspectos. Ideias boas podem ajudar.

O boletim “Outras Palavras”, edição nº 403 de 02 de junho de 2014, divulga uma obra que, apesar de ainda não estar traduzida para o português e nem comercializada por aqui, pode ser interessante como referência para novos projetos arquitetônicos.

O fato de ser baseada principalmente em modelos europeus não diminui a oportunidade
de ser útil para o Brasil, visto que não temos alguns problemas que o Velho Continente apresenta. Inúmeras cidades lá mostram arquitetura antiga considerada e tratada como relíquia cultural.

O autor da obra se preocupa com a “invasão” dos veículos que tomaram o lugar dos pedestres em muitos centros urbanos no mundo todo.

Como o envelhecimento populacional começa a levar para as ruas um volume inédito de VIPPES, é necessário que elas sejam adequadas para recebê-lo.

Reproduzimos abaixo o texto da notícia:

Livro de arquiteto francês reúne 30 anos de experiências em projetos voltados à retirada do carro e reocupação dos espaços urbanos pela população

No Mobilize Brasil

O arquiteto e urbanista francês Nicolas Soulier acumula 30 anos de experiência no desenvolvimento de projetos urbanos na região de Paris, e de ensino em diversas escolas de arquitetura (Versalhes, Montpellier, Saint-Etienne e Paris-La Villette).

O livro Reconquérir les rues: exemples à travers le monde et pistes d’actions (“Reconquistar as ruas: exemplos em todo o mundo e pistas para agir”) é baseado na síntese dessas experiências, e trata da importância de recuperar as ruas e praças das cidades para se melhorar a vida urbana cotidiana.

Nesta obra, fartamente ilustrada e com sugestões práticas, estão reunidos exemplos de recuperação da convivência social, na forma de projetos atuais, que levam em conta a dinâmica urbana contemporânea.

renovao_urbana1

Capa do livro do arquiteto Nicolas Soulier

O autor reflete a respeito de como os muitos anos de prevalência do veículo sobre o pedestre inibiram a efetiva apropriação deste último dos espaços livres, ruas e praças que afinal deveriam lhe pertencer. Sobretudo nos entornos residenciais, este abandono gerou locais inóspitos e sem vida em boa parte das cidades no mundo todo, independentemente de seu porte ou localização, avalia Soulier.

O livro, lançado pela Edições Ulmer (2012) ainda não foi traduzido para o português,
infelizmente. Mas é possível ler trechos em inglês, conferir imagens e obter mais informações sobre a obra acessando o site http://nicolassoulier.net/index_en.html.

Sempre que o assunto possa ser útil para aqueles que se preocupam com os desafios da transição etária, o Portal VIPPES Negócios divulga.

Melhorar a circulação de pedestres favorece a maioria da população e os VIPPES cada vez mais será parte importante dela.

G. Hansen Jr.

Compartilhe.

Leave A Reply