- 07 de abril de 2019

VIPPES com visão

0

Alguns estudos informam que a perda da visão é mais dramática para aqueles que antes enxergavam. Muitos discordam e consideram que os deficientes visuais de nascimento sofrem mais. Esteja a razão com estes ou aqueles, há soluções para melhorar as condições de vida em ambos os casos.

Alguns produtos foram demonstrados na REATECH – Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, realizada em abril/2015 em São Paulo. Empresas especializadas no atendimento de pessoas com dificuldade visual tais como a Laramara, trouxeram novidades alvissareiras, como se observa a seguir:

Laramara: tecnologia facilita a vida das pessoas com deficiência visual

foto: DivulgaçãoEste ano, a Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual traz o Tablet Prodigi, com recurso de leitura falada inédito no mercado, o Prodigi é um escâner com voz e videoampliador de mesa. Ideal para uso em casa ou no trabalho, o modelo também inclui um tablet com suporte que pode ser desacoplado da base e ser transportado facilmente, fornecendo a mesma funcionalidade da base. O usuário escolhe se deseja ouvir textos captados pela câmera, lê-los visualmente com ampliação e cores e contrastes ajustáveis ou as duas formas ao mesmo tempo.

Também, o Victor Reader, na versão de mesa “Stratus” ou a portátil “Stream”, é um reprodutor em áudio de livros eletrônicos. Foto: ReproduçãoPesquisa o índice, vai diretamente ao capítulo que for selecionado pelo usuário, controla a velocidade de leitura com voz e avança e volta no livro por página, parágrafo, frase, palavra. Até pode pedir para soletrar.

Também, diversos modelos de relógios portáteis, falantes ou com ambas as funções serão introduzidos ao Brasil. Foto: Divulgação

Como na maioria dos novos produtos sensacionais já disponíveis, os preços não estão ao alcance da maioria da população. O mercado é de volume fantástico e parece que os empresários é que perderam a visão: não conseguiram ainda perceber que a grande oportunidade de negócios deste século são produtos para VIPPES. É o único segmento etário que cresce vigorosamente desde o ano 2000 e que vai continuar nesse trend daqui para frente.

Se o Brasil não encontrar soluções mais populares, a China vai tomar conta do mercado para idosos e o volume que os chineses terão de atender propiciará uma grande redução de custos que não será obtida aqui. Há um tempo mínimo para que a China consiga entrar em nosso mercado de idosos e se o empresariado brasileiro enxergar a excepcional oportunidade de chegar à frente, com certeza fechará ou dificultará muito a entrada dos amarelos.

G. Hansen Jr.

Compartilhe.

Comments are closed.