- 07 de abril de 2019

Pesquisa: o turismo dos VIPPES

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VIPPES preferem viajar pelo Brasil, revela pesquisa da PROVAR/FIA (www.provar.org e ?www.fia.com.br).  Estudo aponta ainda alimentação especial para hipertensos e diabéticos como algumas das dificuldades deste público durante as viagens.

pesquisa_o_turismo_dos_vippesA pesquisa “Hábitos de Turismo na Terceira Idade”, realizada pelo PROVAR/FIA (Programa de Administração de Varejo, da Fundação Instituto de Administração), em parceria com o IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo), traça o perfil, preferências e dificuldades dos turistas da terceira idade e constata que 68,7% deles prefere viajar pelo Brasil.

Ao todo, foram entrevistados 384 idosos, das classes A e B, residentes na cidade de São Paulo. Desse total, 32,9% viajam de duas a três vezes por ano, e 46,7% permanecem menos de 7 dias no local escolhido.

Dentro do perfil dos viajantes da terceira idade, 43,1% exerce “Atividades diversas”, os “Aposentados” somam 41,8% e os “Do lar” totalizam 15,1%. As viagens mais feitas são a lazer, um índice de 96,5%. Em relação às principais causas de motivação para as viagens estão: “Convívio com a família” (53,3%), “Férias” (44,0%), “Recreação – Entretenimento” (32,0%) e “Fazer novas amizades” (28,8%). Já as pessoas que informaram viajar a trabalho e as que não costumam viajar, são 8,8% e 1,8%, respectivamente.

Preferências deste consumidor

Sobre as escolhas deste público, foram apuradas as seguintes vertentes:

  • 68,7% preferem fazer viagens pelo Brasil, ante 31,3% que informaram ter viagens ao exterior como foco;
  • 61,4% gostam de viajar fora das férias escolares, 23,4% em feriados prolongados e 15,2% no período de férias escolares;
  • 58,6% optam por viagens do tipo “Turismo histórico”, 56,6% “Recreação e entretenimento”, 14,8% “Turismo religioso” e 5,2% “Turismo de saúde”;
  • 54,0% escolhem suas viagens por meio de agente; 49,7% informações de parentes e amigos, 28,4% anúncios de jornais, 23,9% internet, 14,8% programa de televisão especializado em viagens e 3,5% de outras formas;
  • 46,9% gostam de viajar para áreas serranas – montanhas, 45,8% para praias em geral, 35,9% para áreas rurais – hotéis fazenda, 30,2% para cidades culturais – históricas, 28,4% para resorts, 21,9% para estâncias hidrominerais – terapêuticas, 14,3% para lugares com neve, 8,9% para reservas ambientais – ecológicas e 2,3% para outras localidades;
  • 72,4% preferem viajar por meio aéreo, 17,2% por transporte rodoviário, 6,1% por transporte marítimo e 4,3% por transporte próprio; e
  • 71,2% tem interesse em viajar com grupos de idades diferentes, contra 28,8% que preferem fazer viagens com pessoas da mesma faixa etária.

Outro destaque importante da pesquisa revela o que esses idosos gostariam que as agências de viagens oferecessem e o resultado foi o seguinte:

Preferências

Check-in antecipado para evitar filas

54,4%

Atendimento personalizado. Exemplo: atendimento em clube, residência, etc.

31,0%

Serviços especializados durante a viagem (enfermagem, cadeira de rodas, etc.)

29,7%

Descrição fácil e transparente dos serviços e produtos

22,9%

Diversificação das opções oferecidas de serviços e produtos

22,1%

Preferência de assento e tipos de alimentação nos aviões

19,3%

Ter uma ficha médica com todos os remédios que o idoso usa

18,8%

Seguro viagem

18,2%

Outras

0,5%

 

Qualidade do atendimento

Em relação à qualidade dos serviços prestados em uma viagem, os idosos avaliam da seguinte forma:

Serviço

Muito Bom

Bom

Médio

Ruim

Atividades recreativas

11,5%

64,2%

23,3%

1,1%

Atendimento médico

9,8%

63,3%

24,4%

2,5%

Infraestrutura de hotéis

21,8%

60,6%

16,5%

1,0%

Qualidade dos guias

17,5%

58,9%

21,8%

1,9%

Dificuldades

Outro aspecto levantado no estudo informa sobre as dificuldades encontradas por este público, dentre elas estão:

Alimentação

  • 37,8% Alimentação especial para hipertenso, diabéticos, etc.
  • 33,0% Não encontraram dificuldades neste aspecto.
  • 24,7% Cardápios mais leves (sopas, canjas, caldos, etc).
  • 20,6% Possibilidade para realizar o próprio cardápio.
  • 18,0% Alimentação própria para regime.
  • 16,9% Fila nos buffets.
  • 1,3%   Outras dificuldades.

Hospedagem

  • 33,1% Não encontraram dificuldade nas instalações e atividades dos hotéis.
  • 31,3% Encontrar assessoria especializada para atender diferentes classes etárias.
  • 23,7% Banheiros sem apoio.
  • 20,8% Escadarias – falta de rampas.
  • 19,5% Falta de atividades esportivas
  • 15,1% Falta de corrimão
  • 11,7% Falta de espaço saúde & corpo (sala de ginástica)
  • 11,7% Pisos escorregadios
  • 7,3%   Falta de infraestrutura de informática
  • 5,2%   Falta de recreação

“Esta é uma população crescente em todo mundo, afinal, somente no Brasil, temos mais de 20 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, ou seja, 9,26% de toda a população do país e, este público, que investe em viagens a lazer, tem algumas peculiaridades que devem ser verificadas para a melhoria dos serviços prestados”, conclui o professor doutor Claudio Felisoni, autor do estudo e presidente do conselho do PROVAR/FIA.

Mona Cury

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