- 07 de abril de 2019

1.300.000 novos VIPPES

0

O aumento do número de VIPPES na população brasileira deverá chegar a cerca de 1,5 milhões de pessoas até o final de 2014. O crescimento total da população não passará de 1,7 milhões nesse ano.

Esses dados indicam a aceleração impressionante do envelhecimento populacional no País. O aumento da participação dos VIPPES na expansão anual do total da população brasileira baterá novo recorde e deverá passar de 87% do total, restando apenas 13% para as demais classes etárias.

Essa tendência permanecerá ainda mais evidente nos próximos anos, culminando em 2043 quando apenas os VIPPES crescerão a participação em um Brasil com redução populacional pela primeira vez na história. Nesse ano, o Brasil iniciará uma nova fase demográfica: a diminuição da densidade populacional. Em um território imenso com mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados – equivale à mesma área do continente Oceania (Austrália, Nova Zelândia, etc.) e nele cabe toda a Europa mais metade da Rússia – o Brasil, oxigênio do mundo, se tornará vulnerável militarmente. A cada ano, durante toda a segunda metade deste século, o País encolherá.

Os VIPPES serão maioria na década de 2070 e deles dependerá a economia e a sobrevivência como Nação. O processo de envelhecimento começou concretamente na virada deste século, mais precisamente no ano de 2002 quando pela primeira vez ocorreu diminuição no grupo etário de crianças até quatro anos e não parou mais.
E o que fazer com essa tremenda modificação demográfica?

Não adianta lamentar ou achar que não deveria ser assim. A realidade é assim. Conviver com a negação é simplesmente fugir do desafio. É esconder a verdade e evitar o enfrentamento com soluções inteligentes.

A balança da substituição etária é um instrumento preciso: diminuição do mercado infantil em um dos polos e aumento do mercado de VIPPES no outro. Para que o fiel da balança mantenha o equilíbrio dos polos é preciso que com suavidade, se diminua o peso
no primeiro e na mesma proporção se aumente no segundo.

Independentemente da natureza dos órgãos reguladores do mercado, seja público ou privado, o esforço de planejamento e disponibilidade de capital terá que ser definido em quantidades proporcionais para que o equilíbrio seja mantido ao longo do tempo (o processo durará praticamente um século).

1.300.000_novos_VIPPES

O gráfico acima permite ver claramente a substituição etária do grupo de crianças até 4 anos em relação ao grupo etário de VIPPES de 80 anos em diante. É fácil verificar que a velocidade do crescimento do grupo VIPPES é maior que a da diminuição do grupo infantil. Essa diferença é o aspecto que necessita da maior atenção na elaboração dos planos de adequação ao envelhecimento populacional sem causar rupturas sociais preocupantes.

G. Hansen Jr.

Compartilhe.

Comments are closed.