- 07 de abril de 2019

VIPPES: 44 milhões

0

No mês de julho o VIPPESÔMETRO do Portal VIPPES Negócios indicou a ultrapassagem da marca de 44 milhões de VIPPES no total da população brasileira. Significa 21,65% do total. Em 2013, eram 21,09% do total.

O crescimento em números absolutos foi de 3,5%. Pode parecer, à primeira vista, muito modesto.

Assim, o melhor é fazer uma comparação com os números dos demais grupos.
(Fonte: IBGE – Projeção da População do Brasil por Sexo e Idade 2000/2060 – Revisão 2013 – em milhares).

Grupos etários

2013

1ºjulho

2014

1ºjulho

Diferença

2014/2013

Quantidade de VIPPES

42.411

43.915

+ 3,5%

Crianças de zero a quatro anos

15.147

14.938

– 1,4%

Crianças de cinco a nove anos

16.240

16.009

– 1,4%

Crianças de 10 a 14 anos

17.144

17.036

– 0,6%

Jovens de 15 a 19 anos

17.141

17.144

   0,0%

Jovens de 20 a 24 anos

17.101

17.079

– 0,1%

Adultos de 25 a 29 anos

17.522

17.325

– 1,1%

Adultos de 30 a 34 anos

17.200

17.484

+ 1,7%

Adultos de 35 a 39 anos

15.099

15.474

+ 2,5%

Adultos de 40 a 44 anos

13.502

13.700

+ 1,5%

Adultos de 45 a 49 anos

12.529

12.662

+ 1,1%

Aí está a comprovação da fantástica velocidade do envelhecimento populacional no Brasil. O grupo etário dos VIPPES cresceu em apenas um ano 3,5%%. Todos os outros grupos etários apresentaram crescimento menor ou negativo. Por outro lado, todos os grupos etários parciais que compõem o grupo VIPPES total, tiveram índices positivos superiores a todos os grupos etários não VIPPES.

Há, entretanto, uma comparação que pode dar melhor ideia da realidade etária brasileira e da importância do fenômeno do envelhecimento no País, ainda de acordo com a comentada Projeção do IBGE.

                                     Período de apenas um ano: 2014 em relação a 2013   

Aumento em número absoluto da população total no Brasil  

1.735.848

Aumento da população de VIPPES

1.509.100

Aumento da população dos demais grupos etários

226.748

A população de VIPPES aumentou  6,6 vezes mais que a população de menos de 50 anos. Em termos de marketing, o novo mercado é o dos VIPPES. Toda empresa que quiser participar ativamente da economia nacional terá que se dedicar a ir atrás desse mercado que é o único que continuará crescendo nos próximos cinquenta anos.

Torquato Morelli

Compartilhe.

Leave A Reply