- 07 de abril de 2019

Doenças da idade

0

VIPPES apresentam problemas comuns a partir dos cinquenta anos principalmente. Em alguns elas passam quase despercebidas e em outros podem significar redução sensível na autonomia.

conveniosNenhum mistério na relação das doenças próprias da idade. Institutos públicos e particulares que tratam do tema possuem estatísticas detalhadas dos acontecimentos nos consultórios, asilos, hospitais e residências dos VIPPES.

Com o envelhecimento populacional em expansão rápida é necessário que todos os agentes ativos estabeleçam planos e medidas que possam aumentar seguramente a prevenção dessas doenças e reduzir substancialmente o grau em que afetarão os VIPPES.

E afinal quais são essas patologias etárias que podem causar tanta preocupação?

O Portal VIPPES Negócios já divulgou artigos sobre elas, mas convém repetir para que não haja nenhuma omissão no esclarecimento desse fator impossível de eliminar.

-Alzheimer

Problema que pode aparecer a partir dos sessenta anos sem distinção de sexo. Afeta a memória principalmente a recente. É atualmente uma das patologias mais estudadas e alguns resultados já permitiram avanços no tratamento.

– Acidente Vascular Cerebral

Provocado pela falta de oxigenação no cérebro ou rompimento de vaso devido a sua menor resistência em razão da degeneração celular etária. Resulta em sequelas de graus variados conforme a demora no atendimento. Pode ser fatal se não for identificado adequadamente na primeira ocorrência.

– Catarata

Espessamento do cristalino, membrana ocular que se torna mais opaca com o avanço da idade. A solução relativamente simples é cirúrgica. Se não houver diagnóstico precoce, o paciente poderá sofrer consequências sérias pela dificuldade de enxergar (acidentes e quedas).

– Diabetes mellitus

Doença do metabolismo. Envolve o mecanismo de produção de açúcar (glicose) no sangue. Acaba provocando lesões em vários órgãos e se não for tratada adequadamente prejudica de forma séria a qualidade de vida mesmo em VIPPES mais jovens.

– Infarto do Miocárdio

Geralmente é agudo e causa a morte antes do socorro médico. A prevenção pode evitar parte significativa dos casos, principalmente no sexo masculino que apresenta a maior parcela de vítimas.

– Mal de Parkinson

Também começa a ser observada a partir dos sessenta anos. Ataca o sistema neurológico criando dificuldades para o cérebro controlar o movimento em todo o corpo humano. Pode ser administrada, mas ainda não é curável.

– Osteoporose

Maior fragilidade dos ossos em razão principalmente da ausência de cálcio ou vitamina D (provocada também pela escassez de raios solares). Pode causar a chamada fratura patológica onde o paciente tem um osso quebrado sem qualquer esforço anormal e que leva a quedas consequentes. Pode ser evitada se houver mudanças alimentares, estilo de vida e uso de suplementos/medicamentos.

– Próstata (câncer)

A próstata de praticamente todos os homens crescerá a partir dos cinquenta anos (e até um pouco menos) e poderá desenvolver um câncer. A prevenção evita significativamente o número de casos e limita a evolução do câncer se instalado.

-Quedas

Dificuldades posturais, deficiência visual, efeitos colaterais de doenças e medicamentos, menor atenção e maior lentidão de movimentos podem ocasionar quedas que representam praticamente o maior motivo de morte de VIPPES de idade mais avançada. As mortes decorrem basicamente de problemas originados pela imobilização dos pacientes: escaras, infecções urinárias, renais, pneumonia, etc.

Os agentes ativos podem criar planos educacionais de divulgação e orientação diferenciados para todos os públicos, assim como serviços de diagnóstico e tratamento. Tais medidas poderão ter cobertura governamental porque influírão positivamente nas contas do sistema previdenciário oficial.

Torquato Morelli

Compartilhe.

Leave A Reply