- 07 de abril de 2019

Cinco alimentos que podem salvar o mundo (Parte V)

0

Milho – Todos precisam saber o que os cientistas estão fazendo para criar alimentos capazes de transformar a vida de milhares de pessoas. No futuro, os alimentos podem trazer muitos outros benefícios à saúde da população mundial.

milhoMilho resistente a secas

A mudança climática está se tornando uma realidade assustadora em muitas regiões do mundo. O Programa de Desenvolvimento da ONU prevê que até 2050 as secas reduzirão em 10% a produção de milho da África (que alimenta 300 milhões de seus habitantes mais pobres).

Mas o Grupo Consultivo de Pesquisa Agrícola Internacional, em Montpellier, na França, e o Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo, sediado no México, misturaram e cruzaram numerosas amostras de bancos genéticos internacionais para criar diversas variedades de milho que não são afetadas pela falta de chuva.

Philip Ngolania, pequeno produtor de machakos, no Quênia, plantou algumas sementes de alta tecnologia em fevereiro deste ano. O Quênia passa pela pior seca da década, e a safra do milho vem sofrendo quebra total; mas esse cultivo de um terço de hectare produziu 360 kg. “Essa colheita alimentará minha família durante nove meses”, diz ele. “Sem a nova semente, eu não teria nada, como os meus vizinhos.”

O milho resistente a secas deve aumentar em até 30% a produção de cerca de 40 milhões de agricultores.

(Fonte: Seleções – Readers Digest)

O Portal VIPPES Negócios considera que uma parceria Governo/Iniciativa Privada poderia trazer essa variedade para o Brasil e implantá-la no Nordeste que atravessa grandes períodos de seca como aquele de agora e cuja recuperação será lenta.

Compartilhe.

Leave A Reply