- 07 de abril de 2019

Aliança virtuosa

0

Nem sempre numa democracia, os interesses do Estado são os mesmos da iniciativa privada. O envelhecimento populacional, entretanto, cria uma fronteira comum em que só a aliança governo/iniciativa privada dará resultados.

brasil_pode_desaparecerAntes de tudo é fundamental que todos os projetos que ultrapassem o prazo de cinco anos para implantação ou obtenção de resultados sejam coordenados por um comitê Estado/Iniciativa Privada. Um dos primeiros campos em que é preciso haver a aliança é o das normas técnicas. As necessidades de uma população envelhecida são substancialmente diferentes e inéditas em centenas de aspectos.

Milhares de produtos deverão mudar as características de operacionalidade porque os VIPPES apresentam algumas dificuldades físicas efetivas que tornam difícil a utilização.

Os prazos para que ocorram as mudanças já está ultrapassado para muitas linhas de equipamentos de longa durabilidade, mas ainda é possível evitar que os problemas piorem nos próximos anos. Fábricas serão planejadas e implantadas e deverão estar baseadas nas novas normas.

As projeções demográficas indicam que a população total no Brasil terá um incremento muito limitado nos próximos anos e depois entrará em um período de declínio. Em 2050, daqui a 37 anos, a população será de 215 milhões de habitantes, ou apenas 11% a mais que a do ano de 2010. Situação muito diversa daquela de 63% a mais em 30 anos (1980 para 2010). Nessa fase o País precisava produzir tudo sem grandes projetos de qualidade (mais ou menos o que aconteceu em maior escala na China).

Na situação atual de redução dramática do crescimento demográfico, não precisaremos mais de grandes aumentos no volume total da produção; o que deverá acontecer será a melhor qualidade e diferenciação do público-alvo. As novas empresas precisarão considerar o mercado de produto para VIPPES como a maior oportunidade das próximas décadas.

A ação estatal no campo empresarial tem que estar afinada com a Iniciativa Privada para que o País não tenha pontos de estrangulamento nessa grande mudança nos padrões de produtos e serviços para o atendimento dos VIPPES.

Germano Hansen Jr.

Compartilhe.

Leave A Reply