A propaganda de automóveis sempre coloca homens como os alvos e “pilotos” nos novos modelos. Será que o envelhecimento populacional suporta esse machismo secular?
A questão poderia até parecer supérflua porque desde que Henry Ford colocou o primeiro automóvel nas ruas, sempre o sexo masculino foi o modelo de consumidor praticamente absoluto.
Acontece, entretanto, que o mundo vai se transformando. Quando se imaginou que o Brasil teria uma Presidente da República (seja ou não graças ao Lula)? Quando se imaginou que neste ano de 2013 estudantes de Direito femininas já são a maioria? Quando se esperava a presença de mulheres no Supremo Tribunal Federal (antigo Clube do Bolinha). Quando em um campo de futebol de “homens” iam aparecer bandeirinhas e mulheres na arbitragem? Em muitas outras atividades o sexo feminino já é dominante e essa tendência poderá se maximizar.
Quando se analisa a última projeção da população do Brasil por Sexo e Idade Para o Período 2000/2060 – revisão 2013, alguns dados fundamentais são expressivos:
Ano |
População geral Em milhões |
Mortalidade infantil Taxa por mil |
Esperança vida Em anos |
|||
masc |
fem |
masc |
fem |
masc |
fem |
|
2000 |
86,2 |
87,3 |
32,84 |
25,00 |
66,01 |
73,92 |
2013 |
99,3 |
101,7 |
16,27 |
13,70 |
71,25 |
78,51 |
2020 |
104,6 |
107,5 |
12,43 |
10,64 |
73,26 |
80,25 |
2030 |
109,6 |
113,5 |
9,65 |
8,33 |
75,28 |
82,00 |
A supremacia da mulher é evidente. Com o envelhecimento populacional ela se tornará ainda mais dominadora na composição etária da sociedade, conforme a seguinte tabela:
Ano |
População geral Em milhões |
Mortalidade infantil Taxa por mil |
Esperança vida Em anos |
|||
masc |
fem |
masc |
fem |
masc |
fem |
|
2000 |
86,2 |
87,3 |
32,84 |
25,00 |
66,01 |
73,92 |
2013 |
99,3 |
101,7 |
16,27 |
13,70 |
71,25 |
78,51 |
2020 |
104,6 |
107,5 |
12,43 |
10,64 |
73,26 |
80,25 |
2030 |
109,6 |
113,5 |
9,65 |
8,33 |
75,28 |
82,00 |
Em todas as idades comprova-se o maior número de mulheres em relação aos homens. Em números absolutos a situação é preocupante. Na idade de 80 anos a evolução é a seguinte:
Ano 2000 = 41.000 mulheres a mais que os homens
Ano 2013 = 78.000 mulheres a mais que os homens
Ano 2020 = 100.000 mulheres a mais que os homens
Ano 2030 = 146.000 mulheres a mais que os homens
E isso acontece em todas as idades entre aquelas selecionadas nas tabelas acima.
Imagine-se uma população envelhecendo e as mulheres estendendo a sua supremacia numérica sobre os homens. Como elas também gozam de mais saúde que os homens e estão participando em grande número de atividades culturais, de lazer e esportivas, a tendência é que elas comporão uma parcela muito significativa de mercado para todo tipo de produtos e serviços.
Não é hora de pesquisar o perfil dessas mulheres que vão deixando os homens para trás?
Nas pesquisas ainda se valoriza muito o papel do homem na decisão de compra e condução de automóveis, mas parece que as coisas estão mudando.
Em um estudo comparativo (créditos ao final) sobre o comportamento do consumidor de automóveis novos realizado em 2004, constatou-se notável participação da mulher na decisão de compra dos veículos o que não acontecia em pesquisa confiável de quinze anos antes.
Os resultados desse estudo não batem com a maneira como a propaganda direciona as mensagens e nem com a realidade observada no trânsito e muito menos com os dados demográficos do País. Parece que a importância da mulher na utilização e na decisão de compra de automóveis é bem maior do que a propaganda sugere.
“UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE AUTOMÓVEIS NOVOS”
Autores:
Danilo de Oliveira Sampaio
Última titulação: Mestre em Administração – Universidade Estácio de Sá – MADE/RJ.
Adriana W. Viscardi
Última titulação: Especialista em Marketing – Universidade Federal de Juiz de Fora/MG
Rubens Ornelas
Última titulação: Graduando em Administração com Habilitação em Marketing
Adilson Felismino do Nascimento
Última titulação: Graduando em Administração com Habilitação em Marketing
Cláudio V. L. de Castro
Última titulação: Graduando em Administração com Habilitação em Marketing
Daniel F. Afonso
Última titulação: Graduando em Administração com Habilitação em Marketing
Emílio C. de Freitas Bravo
Última titulação: Graduando em Administração com Habilitação em Marketing
Roberto Ferreira Tavares da Silva
Última titulação: Graduando em Administração com Habilitação em Marketing”
Torquato Morelli