- 07 de abril de 2019

Automóveis para mulheres VIPPES

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A propaganda de automóveis sempre coloca homens como os alvos e “pilotos” nos novos modelos. Será que o envelhecimento populacional suporta esse machismo secular?

automoveis_para_mulheres_vippesA questão poderia até parecer supérflua porque desde que Henry Ford colocou o primeiro automóvel nas ruas, sempre o sexo masculino foi o modelo de consumidor praticamente absoluto.

Acontece, entretanto, que o mundo vai se transformando. Quando se imaginou que o Brasil teria uma Presidente da República (seja ou não graças ao Lula)? Quando se imaginou que neste ano de 2013 estudantes de Direito femininas já são a maioria? Quando se esperava a presença de mulheres no Supremo Tribunal Federal (antigo Clube do Bolinha). Quando em um campo de futebol de “homens” iam aparecer bandeirinhas e mulheres na arbitragem? Em muitas outras atividades o sexo feminino já é dominante e essa tendência poderá se maximizar.

Quando se analisa a última projeção da população do Brasil por Sexo e Idade Para o Período 2000/2060 – revisão 2013, alguns dados fundamentais são expressivos:

 

Ano

População geral

Em milhões

Mortalidade infantil

Taxa por mil

Esperança vida

Em anos

masc

fem

masc

fem

masc

fem

2000

86,2

87,3

32,84

25,00

66,01

73,92

2013

99,3

101,7

16,27

13,70

71,25

78,51

2020

104,6

107,5

12,43

10,64

73,26

80,25

2030

109,6

113,5

9,65

8,33

75,28

82,00

A supremacia da mulher é evidente. Com o envelhecimento populacional ela se tornará ainda mais dominadora na composição etária da sociedade, conforme a seguinte tabela:

 

Ano

População geral

Em milhões

Mortalidade infantil

Taxa por mil

Esperança vida

Em anos

masc

fem

masc

fem

masc

fem

2000

86,2

87,3

32,84

25,00

66,01

73,92

2013

99,3

101,7

16,27

13,70

71,25

78,51

2020

104,6

107,5

12,43

10,64

73,26

80,25

2030

109,6

113,5

9,65

8,33

75,28

82,00

Em todas as idades comprova-se o maior número de mulheres em relação aos homens. Em números absolutos a situação é preocupante. Na idade de 80 anos a evolução é a seguinte:

Ano 2000 = 41.000 mulheres a mais que os homens

Ano 2013 = 78.000 mulheres a mais que os homens

Ano 2020 = 100.000 mulheres a mais que os homens

Ano 2030 = 146.000 mulheres a mais que os homens

E isso acontece em todas as idades entre aquelas selecionadas nas tabelas acima.

Imagine-se uma população envelhecendo e as mulheres estendendo a sua supremacia numérica sobre os homens. Como elas também gozam de mais saúde que os homens e estão  participando em grande número de atividades culturais, de lazer e esportivas, a tendência é que elas comporão uma parcela muito significativa de mercado para todo tipo de produtos e serviços.

Não é hora de pesquisar o perfil dessas mulheres que vão deixando os homens para trás?

Nas pesquisas ainda se valoriza muito o papel do homem na decisão de compra e condução de automóveis, mas parece que as coisas estão mudando.

Em um estudo comparativo (créditos ao final) sobre o comportamento do consumidor de automóveis novos realizado em 2004, constatou-se notável participação da mulher na decisão de compra dos veículos o que não acontecia em pesquisa confiável de quinze anos antes.

Os resultados desse estudo não batem com a maneira como a propaganda direciona as mensagens e nem com a realidade observada no trânsito e muito menos com os dados demográficos do País. Parece que a importância da mulher na utilização e na decisão de compra de automóveis é bem maior do que a propaganda sugere.

“UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE AUTOMÓVEIS NOVOS”

Autores:
Danilo de Oliveira Sampaio
Última titulação: Mestre em Administração – Universidade Estácio de Sá – MADE/RJ.

Adriana W. Viscardi
Última titulação: Especialista em Marketing – Universidade Federal de Juiz de Fora/MG

Rubens Ornelas
Última titulação: Graduando em Administração com Habilitação em Marketing

Adilson Felismino do Nascimento
Última titulação: Graduando em Administração com Habilitação em Marketing

Cláudio V. L. de Castro
Última titulação: Graduando em Administração com Habilitação em Marketing

Daniel F. Afonso
Última titulação: Graduando em Administração com Habilitação em Marketing

Emílio C. de Freitas Bravo
Última titulação: Graduando em Administração com Habilitação em Marketing

Roberto Ferreira Tavares da Silva
Última titulação: Graduando em Administração com Habilitação em Marketing”

Torquato Morelli

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