Nem tudo pode ser comprado via internet e o comércio estabelecido em centenas de milhares de estabelecimentos em todos os cantos do País terá de encarar o envelhecimento populacional.A maioria esmagadora da população brasileira não tem consciência da rapidez e intensidade do envelhecimento da sociedade. O desconhecimento da realidade alcança pessoas de todas as classes, níveis sociais e educacionais.
Até nos institutos educacionais que deveriam tratar o envelhecimento populacional como matéria prioritária, ele é deixado no ostracismo como se transmitisse o Ebola.
Assim, não se pode estranhar que os estabelecimentos comerciais deixem de providenciar informação e treinamento para seus colaboradores que são responsáveis por parte importante no volume geral do PIB. Não estão percebendo a nova realidade etária.
Analisemos a situação demográfica brasileira atual e a relação com o comércio estabelecido:
População por classes de consumo | 1º de julho2000 | %part | 1º de julho2014 | %part | % pop2014/
2000 |
Crianças até 4 anos | 17.314.510 | 10,0 | 14.938.133 | 7,4 | -13,7 |
Crianças de 5 a 9 anos | 17.273.758 | 10,0 | 16.009.509 | 7,9 | -7,3 |
Crianças de 10 a 14 anos | 17.518.796 | 10,1 | 17.036.612 | 8,4 | -2,8 |
Adolescentes 15 a 17 anos | 10.948.576 | 6,3 | 10.300.610 | 5,1 | -5,9 |
Jovens de 18 e 19 anos | 7.148.979 | 4,1 | 6.843.638 | 3,4 | -4,3 |
Jovens de 20 a 29 anos | 30.815.410 | 17,8 | 34.104.196 | 16,9 | +11,1 |
Adultos de 30 a 49 anos | 45.641.907 | 26,3 | 59.319.901 | 29,2 | +30,0 |
VIPPES de 50 a 59 anos | 12.550.679 | 7,2 | 20.927.345 | 10,3 | +66,7 |
VIPPES de 60 a 79 anos | 12.463.265 | 7,2 | 19.818.941 | 9,8 | +59,0 |
VIPPES de 80 anos em diante | 1.772.466 | 1,0 | 3.169.677 | 1,6 | +78,8 |
Total da População | 173.448.345 | 100 | 202.768.562 | 100 | +16,9 |
(Fonte: IBGE – Projeção da População do Brasil por Sexo e Idade 2000/2060 – Revisão 2013)
Análise por classes de consumo em razão dos valores na tabela acima:
a) Crianças até 4 anos: em apenas 14 anos (2000/2014), redução de 13,7% na quantidade de crianças (mais de 2,3 milhões de indivíduos).
Produtos mais comuns nessa classe: alimentos infantis, carrinhos de bebê, brinquedos, roupas, sapatos, mamadeiras, móveis e utensílios, chupetas, produtos de higiene pessoal, fraldas, balança,
Serviços: pediatria, babás, creche, bancos de leite, festas de aniversário, Papai-Noel. Paralelamente, redução no número de maternidades, obstetras, cursos para mães, fisioterapia pós-parto, clínicas para redução de estrias.
b) Crianças de 5 a 9 anos e de 10 a 14: no mesmo período (2000/2014), redução de 1,26 milhões de indivíduos. Os produtos e serviços para essa população infantil movimentam milhares de empresas e pessoas.
c) Adolescentes de 15 a 17 anos: nessa idade de transformação da criança em jovem, os produtos se transformam em instrumentos de formação ou sedimentação de personalidade. Muita imitação de ídolos e celebridades.
d) Jovens de 18 e 19 anos: o direito legal de dirigir e de tomar decisões faz dessa classe etária uma fantástica fatia de negócios, desde automóveis a cervejas e a busca de emprego e educação.
Essas cinco classes etárias que no século passado significaram a esperança de solidificação do País como uma das grandes potências mundiais em vários ângulos de atividade, estão minguando rápida e consistentemente e continuarão nessa curva de baixa até o final deste século.
No período de quatorze anos, mesmo com o aumento populacional de 29,3 milhões de habitantes, a participação dessas classes renovadoras da sociedade desabou de 40,5% para 32,2% com perda de mais de cinco milhões de membros. Estes dados não são do futuro, são de hoje, 2014.
Todo negócio ou empreendimento que for direcionado para essas cinco classes etárias, irão disputar acirradamente um mercado em diminuição constante. Permanecerão aqueles que baixarem preços ou que encontrarem melhorias substanciais a preços que possam ser pagos pelos consumidores e usuários.
Em compensação, o lado inferior da tabela acima, mostra números reais das classes etárias a partir dos 50 anos. Crescimento impressionante! Dezessete milhões a mais de membros em relação aos cinco milhões a menos de crianças e jovens até 19 anos.
Esses 17 milhões a mais completam o total atual (2014) de 44 milhões de indivíduos da classe etária de 50 anos adiante e quase todos em condições de decidirem compra de produtos ou contratação de serviços.
É o momento exato para o setor de comércio planejar o atendimento adequado que os VIPPES precisam. Produtos e serviços específicos para essa classe que pode ser subdividida em três subclasses: de 50 a 59, de 60 a79 e a de 80 em diante.
G. Hansen Jr.