- 07 de abril de 2019

Seminário sobre Envelhecimento

0

Realizou-se no dia 27 de novembro de 2012, o Seminário Internacional: “Projeções do custo do envelhecimento no Brasil”. O Portal VIPPES, presente no evento informa tudo que aconteceu no Auditório Raul Cortez.

seminario_internacionalCom um público ocupando a maior parte das poltronas do Auditório Raul Cortez na FecomercioSP em S.Paulo (SP), o programa despertou excelente atenção de todos.

O tema do Seminário é de importância capital para o futuro e precisa ser disseminado em todas as esferas e áreas de atividade da sociedade.

Como o tema é abrangente, um único Seminário de poucas horas teria que ser sintético e apresentar alguns poucos ângulos de informação e discussão e foi o que se observou na leitura e execução do programa, conforme segue:

* Abertura- Envelhecimento populacional no Brasil – IESS

* Medindo o impacto do envelhecimento: a experiência da Austrália com o  Intergeneration Report – IGR

* Envelhecimento populacional e os custos da previdência social –EBAPE/FGV

* Envelhecimento populacional e os custos da saúde suplementar – IESS

* Envelhecimento populacional e os custos da saúde pública – USP

* Perspectivas e oportunidades de negócios no contexto do envelhecimento populacional – BID

* Debate: Desafios e perspectivas para o Brasil frente ao envelhecimento

O planejamento, organização e realização do seminário esteve a cargo do IESS – Instituto de Estudos de Saúde Suplementar.

A iniciativa comprovou que há muito interesse nas informações e projeções do envelhecimento em todos os setores de atividade humana.

A plateia estava constituída por um público bastante diversificado, desde professores e acadêmicos de várias especialidades até responsáveis por órgãos da administração pública municipal, estadual e federal, passando por executivos e colaboradores (inclusive, internacionais) de empresas industriais, comerciais e de serviços.

Não se pode indicar um dos temas como mais interessante que os demais já que todos conseguiram atrair o público, faltando apenas em alguns casos, maior dinamismo nas apresentações muito bem ilustradas com gráficos e demonstrativos inéditos.

O Portal VIPPES Negócios irá relatar todos os temas e apresentadores, fazendo os comentários adequados em vários artigos a serem publicados em continuidade.

Parabéns ao IESS e ao seu Superintendente Executivo, Luiz Augusto Carneiro pela realização do evento e pelos resultados que com certeza advirão.

Germano Hansen Jr.

Compartilhe.

Leave A Reply