- 05 de abril de 2019

Mercado embelezado

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Na área de cosméticos o mercado sempre é estimulante. A substituição etária vai torná-lo ainda mais glamouroso, pois rentabilidade maior é sempre indicação de alegria e beleza. Comprove!

vippesxcosmO mercado de cosméticos é francamente um mercado adulto. Crianças e adolescentes normalmente não precisam de artifícios e ressaltadores de suas naturais qualidades estéticas.

Exceções existem sempre, é lógico. Vamos então considerar que todas as crianças até quatorze anos não possuem significado de interesse para o mercado cosmético.

A partir dos quinze anos já se inicia para parte desses adolescentes, principalmente as garotas, a preocupação com a aparência. Roupas, cabelos e maquiagem imitam as celebridades artísticas basicamente. Já, nos garotos a preocupação pode ser restrita às marcas de acne e nos cabelos à imitação de ídolos esportivos, principalmente.

Terminada a adolescência pode haver um período de neutralidade ou filtração dos exageros e aí uma consciente e adulta busca da cosmética como um catalisador interessante nas relações sociais. Principalmente para o sexo feminino.

A meia-idade registra o ponto mais elevado no consumo de cosméticos femininos e só não é maior em razão da maternidade que reduz as condições maternais de usar ou poder usar cosméticos.

Os VIPPES – pessoas de cinquenta anos em diante – são consumidores com excelente potencial porque necessitam esconder, modificar ou melhorar a aparência em razão da degeneração celular natural da idade mais avançada. Só não compram mais porque a propaganda selecionou os grupos etários adultos jovens e meia-idade como os preferenciais.

A substituição etária vai aumentar em escala considerável a quantidade absoluta de VIPPES em relação a todos os demais grupos etários e o processo já está em plena aceleração desde os primeiros anos deste século.

A tabela abaixo mostra claramente o que está acontecendo na demografia do País para o favorecimento do mercado cosmético destacando apenas o sexo feminino.  É muito interessante verificar que em longo prazo a mudança é quase inacreditável. O segredo do sucesso de mercado está em acompanhar cada degrau da substituição etária o que vai proporcionar não apenas o crescimento imediato de vendas, mas também do “know-how” da nova sociedade.

Esta tabela é motivo para a tomada de decisões estratégicas fundamentais para a logística da nova situação demográfica do País e o atraso já existente pode ser compensado com um cronograma acelerado até 2020.

          Tabela da substituição etária útil para o mercado cosmético feminino

Mulheres IBGE – revisão 2013   (em milhares de pessoas)

Ano/Idade

2000

2013

2020

2040

2060

50 a 59

6.528

10.556

12.300

16.581

15.285

60 a 79

6.784

10.433

13.710

23.405

28.848

80 a 89

   893

1.570

  2.077

5.097

8.310

90 e +

   181

320

       506

1.458

3.416

VIPPES total

14.386

22.879

28.593

46.541

55.859

% s/total população

16,5%

22,5%

26,6%

40,0%

49,8%

Demais grupos etários

72.892

 

83,5%

78.817

 

77,5%

78.938

 

73,4%

69.897

 

60,0%

56.214

 

50,2%

Demais grupos etários sem crianças até 14 anos

 

50.298

 

57,6%

 

55.063

 

54,1%

 

57.281

 

53,3%

 

52.593

 

45,2%

 

42.382

 

37,8%

 

Um destaque que reflete a velocidade do processo de substituição etária é observado na comparação dos anos 2.000 e o ano atual (2013). Enquanto o mercado potencial das mulheres de 15 a 49 anos aumentou em 4,7 milhões (variação de + 9,5%), o mercado potencial das VIPPES cresceu + 59,0% com um acréscimo de 8,5 milhões, ou seja, praticamente o dobro das mulheres de 15 a 49 anos.

E ainda aparecem “especialistas” relatando que o mercado dos VIPPES só trará resultados a partir de 2025.

G. Hansen Jr.

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