Na área de cosméticos o mercado sempre é estimulante. A substituição etária vai torná-lo ainda mais glamouroso, pois rentabilidade maior é sempre indicação de alegria e beleza. Comprove!
O mercado de cosméticos é francamente um mercado adulto. Crianças e adolescentes normalmente não precisam de artifícios e ressaltadores de suas naturais qualidades estéticas.
Exceções existem sempre, é lógico. Vamos então considerar que todas as crianças até quatorze anos não possuem significado de interesse para o mercado cosmético.
A partir dos quinze anos já se inicia para parte desses adolescentes, principalmente as garotas, a preocupação com a aparência. Roupas, cabelos e maquiagem imitam as celebridades artísticas basicamente. Já, nos garotos a preocupação pode ser restrita às marcas de acne e nos cabelos à imitação de ídolos esportivos, principalmente.
Terminada a adolescência pode haver um período de neutralidade ou filtração dos exageros e aí uma consciente e adulta busca da cosmética como um catalisador interessante nas relações sociais. Principalmente para o sexo feminino.
A meia-idade registra o ponto mais elevado no consumo de cosméticos femininos e só não é maior em razão da maternidade que reduz as condições maternais de usar ou poder usar cosméticos.
Os VIPPES – pessoas de cinquenta anos em diante – são consumidores com excelente potencial porque necessitam esconder, modificar ou melhorar a aparência em razão da degeneração celular natural da idade mais avançada. Só não compram mais porque a propaganda selecionou os grupos etários adultos jovens e meia-idade como os preferenciais.
A substituição etária vai aumentar em escala considerável a quantidade absoluta de VIPPES em relação a todos os demais grupos etários e o processo já está em plena aceleração desde os primeiros anos deste século.
A tabela abaixo mostra claramente o que está acontecendo na demografia do País para o favorecimento do mercado cosmético destacando apenas o sexo feminino. É muito interessante verificar que em longo prazo a mudança é quase inacreditável. O segredo do sucesso de mercado está em acompanhar cada degrau da substituição etária o que vai proporcionar não apenas o crescimento imediato de vendas, mas também do “know-how” da nova sociedade.
Esta tabela é motivo para a tomada de decisões estratégicas fundamentais para a logística da nova situação demográfica do País e o atraso já existente pode ser compensado com um cronograma acelerado até 2020.
Tabela da substituição etária útil para o mercado cosmético feminino
Mulheres IBGE – revisão 2013 (em milhares de pessoas) |
|||||
Ano/Idade |
2000 |
2013 |
2020 |
2040 |
2060 |
50 a 59 |
6.528 |
10.556 |
12.300 |
16.581 |
15.285 |
60 a 79 |
6.784 |
10.433 |
13.710 |
23.405 |
28.848 |
80 a 89 |
893 |
1.570 |
2.077 |
5.097 |
8.310 |
90 e + |
181 |
320 |
506 |
1.458 |
3.416 |
VIPPES total |
14.386 |
22.879 |
28.593 |
46.541 |
55.859 |
% s/total população |
16,5% |
22,5% |
26,6% |
40,0% |
49,8% |
Demais grupos etários |
72.892
83,5% |
78.817
77,5% |
78.938
73,4% |
69.897
60,0% |
56.214
50,2% |
Demais grupos etários sem crianças até 14 anos |
50.298
57,6% |
55.063
54,1% |
57.281
53,3% |
52.593
45,2% |
42.382
37,8% |
Um destaque que reflete a velocidade do processo de substituição etária é observado na comparação dos anos 2.000 e o ano atual (2013). Enquanto o mercado potencial das mulheres de 15 a 49 anos aumentou em 4,7 milhões (variação de + 9,5%), o mercado potencial das VIPPES cresceu + 59,0% com um acréscimo de 8,5 milhões, ou seja, praticamente o dobro das mulheres de 15 a 49 anos.
E ainda aparecem “especialistas” relatando que o mercado dos VIPPES só trará resultados a partir de 2025.
G. Hansen Jr.