A indústria cosmética é a que mais cresce em todo o mundo e o Brasil não fica atrás. Diariamente, milhares de novos produtos para a beleza são colocados no mercado e anunciados em todos os canais de comunicação. E entregues por Delivery.
Interessante é que do ponto de vista de oferta, Delivery de produtos de beleza pululam na Internet e são complementados por dezenas de blogs bem elaborados.
Uma observação mais extensa de todos esses emissores de comunicação revela, entretanto, que os produtos e as mensagens têm as pessoas jovens como destino. Nada contra, porque efetivamente elas significam um mercado consumidor excepcional.
O que, entretanto, desperta a atenção é a ausência de Delivery centrado nos VIPPES.
Provavelmente, o próprio mercado cosmético ainda não se preparou adequadamente para o atendimento aos consumidores VIPPES. Estes representam o segmento que mais vai crescer e que mais buscará encontrar satisfação para uma nova classe de necessidade: o sentimento de “estender a beleza apesar da idade”.
Quando se fala em mercado cosmético, podemos estruturá-lo em várias camadas: Indústria, Comércio, Pesquisa Sociológica, Pesquisa Técnica e Distribuição.
A pesquisa sociológica levanta as necessidades dos consumidores. Não é preciso muita ciência para saber que os VIPPES estão se expandindo em participação na sociedade e querem se firmar como uma classe ativa e produtiva. E a beleza faz parte das exigências a serem atendidas.
A pesquisa técnica já criou produtos que se destinam aos consumidores de 50 anos em diante. À medida que a idade média da população vai aumentando, também a possibilidade de uso dos novos produtos crescerá concomitantemente. As verbas publicitárias, entretanto, ainda estão maciçamente alocadas para as camadas mais jovens da população.
A indústria já pode fabricar produtos específicos para VIPPES. Tem que receber pressão do mercado para encaixá-los em suas programações de produção.
O comércio vende o que a indústria produz.
O Delivery, sistema de comercialização e distribuição que entrega os produtos na casa dos consumidores, pode ser o melhor canal de divulgação dos novos produtos cosméticos para a classe dos VIPPES, classe que é potencialmente a cara da
Internet e do Delivery via eletrônica.
Germano Hansen Jr