- 07 de abril de 2019

Um País em transformação

0

O Brasil passa por um momento diferente e sem precedentes no perfil de seus consumidores – os VIPPES. São eles, os “gastões” que formatarão um mercado muito próximo e fervilhante – Vão chegar com tudo!

brasil_cai_do_5_para_o_8Com 195 milhões de habitantes espalhados no quinto maior território do planeta, o Brasil é saudado em seu hino como um “gigante pela própria natureza”. Depois de uma longa e tenebrosa hibernação, parece que o gigante começou a se mexer — e, quando um país desse tamanho resolve sair do lugar, a repercussão costuma ser mundial. É o que se vê atualmente. Crescimento econômico, multiplicação de empregos, acesso ao crédito e elevação da renda estão reproduzindo no país um fenômeno típico de sociedades avançadas: a criação de um mercado consumidor de massa, forte e cada vez mais atuante.

Qual mercado? Sem dúvida é o mercado dos VIPPES. Pela primeira vez, eles têm aproveitado o bom momento de suas vidas, as delícias do consumo — e o número de VIPPES vai aumentando, ou seja, legiões de outros tantos esperam, ansiosos, a sua vez chegar. O mercado brasileiro será o terceiro entre os que mais contribuirão para o crescimento do consumo no mundo nos próximos cinco anos, um adicional calculado em 3,5 trilhões de dólares, segundo alguns especialistas.

É assim que o aumento da expectativa de vida tem ampliado o peso dos VIPPES na população, criando um fenômeno demográfico favorável ao “vippesamento” do País: os brasileiros na faixa de idade mais ativa — de 50 anos em diante– já são quase um quinto da população total, uma proporção inédita na história. Este crescimento – dos VIPPES – dessa magnitude são inimagináveis, mas já fazem parte do dia a dia dos negócios no Brasil.

Preparem-se todos!!

Mona C Cury

Compartilhe.

Leave A Reply