- 07 de abril de 2019

Cinco alimentos que podem salvar o mundo (Parte IV)

0

Banana -Todos precisam saber o que os cientistas estão fazendo para criar alimentos capazes de transformar a vida de milhares de pessoas. No futuro, os alimentos poderão trazer muitos outros benefícios à saúde da população mundial.

bananaBananas resistentes a pragas

A banana é um alimento fundamental em toda a África subsaariana e também fonte de renda importantíssima para cerca de 50 milhões de pequenos produtores do planalto da África Oriental e da região dos Grandes Lagos.

Mas, em 2001, o surto de uma nova doença, a murcha bacteriana da banana causada pela Xantho¬monas (conhecida pela sigla em inglês BXW), dei¬xou em Uganda um rastro de miséria e destruição que se espalhou para o Congo, Quênia, Ruanda e Tanzânia. A doença, que faz a bananeira murchar e torna o fruto não comestível, reduziu a renda de muitos agricultores e lançou na miséria milhares de famílias ugandenses.

E ela continua a atacar, provocando anualmente meio bilhão de dólares de prejuízos na África.

A resposta? Uma superbanana.

Nenhuma banana comum consegue resistir à BXW e não há agente bioquímico para combatê-la. Assim, o Instituto Internacional de Agricultura Tropical, sediado na Nigéria, e a Organização Nacional de Pesquisa Agrícola, de Uganda, inseriram material genético do pimentão – eficaz na manipulação genética de arroz resistente a pragas – numa variedade de banana.

As proteínas do material injetado matam rapidamente as células que entram em contato com a bactéria da doença, impedindo que se dissemine. Agora os cientistas realizam experiências em campo. Se tiverem sucesso, daqui a três anos a nova variedade estará à disposição dos agricultores.

(Fonte: Seleções – Readers Digest)

O Portal VIPPES Negócios considera que uma parceria Governo/Iniciativa Privada poderia trazer essa novidade para o País e ajudar a produção dessa fruta que é base da alimentação de grande parte da população.

Compartilhe.

Leave A Reply