- 07 de abril de 2019

Higiene Bucal em Cães e Gatos

0

Os VIPPES sabem que, para os PETs serem saudáveis, a saúde bucal deles deverá ser impecável também. A halitose, designação científica para mau hálito, não deve ser encarada de forma tão despreocupada.

(Este artigo mostra a importância de conhecer detalhes sobre os PETs em que os VIPPES estão se tornando o mais numeroso grupo de seus proprietários. Produtos e serviços para PETs já se torna um gigantesco mercado em cresicmento tão veloz quanto a participação dos VIPPES na composição etária. Portal VIPPES Negócios).

*Dr. Marcos Fernandes

Cerca de 60% dos animais atendidos nos consultórios veterinários apresentam alguma doença relacionada à cavidade oral. As principais são:  inflamações nas gengivas,  placas bacterianas, presença do tártaro e  perda de dentes .

De todos estes quadros a halitose (mau hálito) é o sintoma mais observado, seguido do sangramento gengival, diminuição do apetite, preferência por alimentos de fácil mastigação  e o emagrecimento.

As causas são várias, desde pré-disposição genética, má alimentação e não realização de prevenção.

Com relação a pré-disposição genética, não há o que se fazer, no entanto, má alimentação (alimentos ricos carboidratos e açúcar)  e falta da prevenção (escovação diária) poderão ser decisivos para que a doença se instale definitivamente.

– Como é realizada a higiene bucal ? Os métodos usados pelo veterinário e pelo proprietário do animal são diferentes? (Caso seja, quais são?)

Os métodos são os mesmos. De que forma?

Através da escovação diária dos dentes do animal. Podemos utilizar creme dental específico para cães, escovas especiais segundo a anatomia da cavidade oral do animal ou podemos fazer uso de uma solução antisséptica aplicado através de uma escova dental ou mesmo através de uma gaze enrolada no dedo indicador.

– Qual a frequência de escovação ?

Todos os dias, podendo ser apenas uma vez ao dia. É o suficiente, não precisa mais, até porque o animal com certeza seria refratário à higienização mais de uma vez ao dia para a maioria dos animais.

– Como é a pasta bucal utilizada para este fim? É encontrada em pet shops?

Sim, a pasta não deve ser a do homem, pois a mesma provocaria quadros de gastrite, pois a pasta dental humana, obviamente não foi feita para ser deglutida e sim eliminada através do enxágüe bucal.

No caso dos animais o que ocorre é que fatalmente ele acaba ingerindo e ainda que seja parcialmente a médio prazo os transtornos gástricos irão surgir.

– E a escova, como deve ser?

Existem escovas para cães e gatos, embora a maioria dos proprietários se utilizam de escova dental humana pediátrica com cerdas macias ou mesmo em forma de dedo (dedal), ou então, através de uma gaze enrolada no dedo indicador.

marcos 1

*Dr. Marcos Fernandes

meduardo@usp.br

Médico Veterinário especialista em homeopatia veterinária e mestre em Saúde Pública pela

Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Compartilhe.

Leave A Reply