- 07 de abril de 2019

Nutrição em Cães e Gatos

0

Os Vippes se preocupam muito com a saúde e bem estar de seus animais de estimação. Desta forma, a nutrição é um dos fatores mais importantes para a prevenção de doenças.

(Este artigo mostra a importância de conhecer detalhes sobre os PETs em que os VIPPES estão se tornando o mais numeroso grupo de seus proprietários. Produtos e serviços para PETs já se torna um gigantesco mercado em crescimento tão veloz quanto a participação dos VIPPES na composição etária. Portal VIPPES Negócios).

*Dr. Marcos Fernandes

Ela deve ser sempre focada de forma individual para cada caso, por exemplo, para uns as rações comerciais podem ser favoráveis, especialmente nos casos em que os animais apreciam este tipo de alimento e aparentemente ele contém o que o animal necessita nas devidas proporções.

No entanto, foi o tempo em que indicávamos ração para todos eles indistintamente. Pelo contrário, atualmente valorizamos a dieta individualizada e natural, com o mínimo de aditivos alimentares (corantes, conservantes, palatabilizantes…)

Grande parte dos animais, especialmente os cães não gostam de ração, eles preferem alimentos que podem ser processados pelos seus proprietários como dietas específicas prescritas inclusive pelo médico veterinário.

Atualmente já contamos com cozinhas gastronômicas para cães, onde os cardápios podem ser elaborados segundo a necessidade e o paladar de cada animal.

A alimentação industrializada é co-responsável pelas agravações de muitas das doenças crônicas que observamos no dia a dia do consultório, especialmente as atopias (alergias) que potencializam os seus sintomas como coceira principalmente,  através da ingestão dos tais aditivos alimentares.

– Quantas vezes por dia o animal deve comer? E qual a quantidade? É certo deixar o alimento a disposição do animal a qualquer hora do dia?

O cão especialmente deve fazer de 2 a 3 refeições diárias, sendo que no intervalo das mesmas podemos oferecer petiscos, como frutas e legumes. Com relação aos gatos, eles comem em pequenas quantidades várias vezes ao dia.

No entanto, tanto para um quanto para outro, não é correto deixar o alimento a disposição do animal.

– O que fazer caso o bichinho não queira comer? Isso pode ser sinal de alguma enfermidade?

Quando a falta de apetite se restringe a um ou dois dias, especialmente nos dias mais quentes é considerada normal, mas que isto é melhor procurar um médico veterinário.

– A gente ouve falar que não é bom “trocar” a alimentação vagarosamente  pois pode causar problemas, é verdade? O que pode acontecer? Se for necessário fazer uma mudança, como proceder?

Toda troca de alimentação deve ser realizada de forma gradual, pois do contrário a possibilidade de efeitos adversos como vômito e diarréia, é grande.

marcos 1

*Dr. Marcos Fernandes

meduardo@usp.br

Médico Veterinário especialista em homeopatia veterinária e mestre em Saúde Pública pela

Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Compartilhe.

Leave A Reply