- 07 de abril de 2019

VIPPES vans

0

O crescimento contínuo da quantidade de VIPPES delineia o novo mercado para os veículos de passageiros nas cidades e nos meios rurais. Novo e maior mercado automobilístico do planeta.

A afirmação não é uma “apelação” utópica.

A realidade do envelhecimento etário nem sempre é observada em alta definição. Ela se torna concreta quando utilizamos parâmetros matemáticos na avaliação.

É evidente que as grandes montadoras já conhecem e já planejam o mercado futuro. O que falta é a sociedade em sua maior parte saber também o que vai ter de encarar daqui para frente.  

Com certeza continuaremos a ter modelos esportivos extraordinários e avançados. Ferrari, Mclarens, Lotus, Maserati e outras fantásticas criações tecnológicas estarão nas pistas e nas ruas satisfazendo a visão e a imaginação aventureira.

Entretanto, as novas linhas de veículos de uso comum para milhões de motoristas e seus passageiros terá que estar adequada aos VIPPES.

Mercado potencial projetado para automóveis 2014/2060 para VIPPES (50 anos em diante) e não VIPPES (18 a 49 anos) – base na Projeção da População do Brasil por Sexo e Idade 2000/2060 – revisão 2013.   

 

 

2014

2016

2018

2020

2030

2040

2050

2060

População

Brasil

 

202,8

 

206,1

 

209,2

 

212,1

 

223,1

 

228,1

 

226,3

 

218,2

Mercado

p/Autos

 

81,6

 

84,2

 

86,8

 

89,3

 

98,9

 

103,9

 

104,6

 

101,7

Autos p/

não

VIPPES

 

56,8

 

57,7

 

58,5

 

57,5

 

56,9

 

53,3

 

46,7

 

40,4

Autos

para

VIPPES

 

24,8

 

 

26,5

 

28,3

 

31,8

 

42,0

 

50,6

 

57,9

 

61,3

% para

VIPPES

 

30,4

 

31,5

 

32,6

 

35,6

 

42,4

 

48,7

 

55,4

 

60,3

Atualmente já chega a 30,4% a participação dos VIPPES no mercado potencial de automóveis e antes de completar a década passa de 35%. Em 2060 responderá por 60% do mercado.

E como deveriam ser os automóveis para VIPPES?

Uma das sugestões indica as “vans” como os veículos mais convenientes para os VIPPES de todas as idades.

A versatilidade das vans pode ser o motivo principal para a preferência. Muitos VIPPES têm dificuldades para realizar certos movimentos. Muitas vezes entrar em um automóvel exige concentração, ginástica e cria um desconforto e algum constrangimento.

Para VIPPES passageiros – cônjuges, parentes, amigos – cadeirantes ou dependentes de acessórios, entrarem em um automóvel se torna um desafio.

As vans poderão apresentar modelos que permitam praticidade, conforto e recursos que
mantenham os seus usuários como “amantes fiéis” de um bem que é a demonstração mais poderosa da autonomia do ser humano para ir e vir quando precisar ou quiser.

De qualquer maneira, a van já se torna um dos modelos que mais cresce nas vendas de automóveis no País, com ou sem propaganda direcionada para os VIPPES.

Torquato Morelli

Compartilhe.

Leave A Reply