O crescimento contínuo da quantidade de VIPPES delineia o novo mercado para os veículos de passageiros nas cidades e nos meios rurais. Novo e maior mercado automobilístico do planeta.
A afirmação não é uma “apelação” utópica.
A realidade do envelhecimento etário nem sempre é observada em alta definição. Ela se torna concreta quando utilizamos parâmetros matemáticos na avaliação.
É evidente que as grandes montadoras já conhecem e já planejam o mercado futuro. O que falta é a sociedade em sua maior parte saber também o que vai ter de encarar daqui para frente.
Com certeza continuaremos a ter modelos esportivos extraordinários e avançados. Ferrari, Mclarens, Lotus, Maserati e outras fantásticas criações tecnológicas estarão nas pistas e nas ruas satisfazendo a visão e a imaginação aventureira.
Entretanto, as novas linhas de veículos de uso comum para milhões de motoristas e seus passageiros terá que estar adequada aos VIPPES.
Mercado potencial projetado para automóveis 2014/2060 para VIPPES (50 anos em diante) e não VIPPES (18 a 49 anos) – base na Projeção da População do Brasil por Sexo e Idade 2000/2060 – revisão 2013.
|
2014 |
2016 |
2018 |
2020 |
2030 |
2040 |
2050 |
2060 |
População Brasil |
202,8 |
206,1 |
209,2 |
212,1 |
223,1 |
228,1 |
226,3 |
218,2 |
Mercado p/Autos |
81,6 |
84,2 |
86,8 |
89,3 |
98,9 |
103,9 |
104,6 |
101,7 |
Autos p/ não VIPPES |
56,8 |
57,7 |
58,5 |
57,5 |
56,9 |
53,3 |
46,7 |
40,4 |
Autos para VIPPES |
24,8
|
26,5 |
28,3 |
31,8 |
42,0 |
50,6 |
57,9 |
61,3 |
% para VIPPES |
30,4 |
31,5 |
32,6 |
35,6 |
42,4 |
48,7 |
55,4 |
60,3 |
Atualmente já chega a 30,4% a participação dos VIPPES no mercado potencial de automóveis e antes de completar a década passa de 35%. Em 2060 responderá por 60% do mercado.
E como deveriam ser os automóveis para VIPPES?
Uma das sugestões indica as “vans” como os veículos mais convenientes para os VIPPES de todas as idades.
A versatilidade das vans pode ser o motivo principal para a preferência. Muitos VIPPES têm dificuldades para realizar certos movimentos. Muitas vezes entrar em um automóvel exige concentração, ginástica e cria um desconforto e algum constrangimento.
Para VIPPES passageiros – cônjuges, parentes, amigos – cadeirantes ou dependentes de acessórios, entrarem em um automóvel se torna um desafio.
As vans poderão apresentar modelos que permitam praticidade, conforto e recursos que
mantenham os seus usuários como “amantes fiéis” de um bem que é a demonstração mais poderosa da autonomia do ser humano para ir e vir quando precisar ou quiser.
De qualquer maneira, a van já se torna um dos modelos que mais cresce nas vendas de automóveis no País, com ou sem propaganda direcionada para os VIPPES.
Torquato Morelli