Quando um determinado segmento de mercado entra em crise ou redução, a solução é procurar alternativas em nichos ou em outros segmentos. O mais promissor atualmente é o da transição etária.
Os especialistas de mercado costumam afirmar que nenhum mercado é estruturalmente fixo, mesmo aqueles que parecem congelados. Com efeito, o que indica a estabilidade de qualquer mercado, é a manutenção dos fatores que determinam a sua sustentação. Uma simples mudança em um dos fatores pode provocar sensíveis alterações no comportamento até então estável.
Parte das alterações pode ser transitória caso o fator causador seja complementar; outra parte muda definitivamente se o fator causador seja de base mesmo que, em curto prazo, ele seja neutralizado. Isso porque qualquer instabilidade no fator de base cria insegurança e nenhum mercado se sustenta em fatores de base não estáveis.
A idade é um fator de base. A maioria dos mercados tem na idade um dos fatores de base mais estáveis na determinação de projetos e ações comerciais da mesma forma como o fator gênero –masculino, feminino – ou localização.
Na ocorrência de uma transição etária como a que se observa no País é inevitável que a sociedade procure buscar soluções para retornar à estabilidade. A adequação do mercado a uma nova demografia etária é garantia do equilíbrio social.
O quadro abaixo ilustra com absoluta precisão a situação descrita acima:
(Segundo dados do IBGE em: “Projeção da População do Brasil por Sexo e Idade – 1980/2050 – revisão 2008).
ano |
População 0 a 14 anos |
% sobre total |
População 55 anos em diante |
% sobre total |
1980 |
45.339.850 |
38,2 |
10.330.774 |
8,7 |
1990 |
51.789.936 |
35,3 |
14.046.545 |
9,6 |
2000 |
51.002.937 |
29,8 |
19.337.376 |
11,3 |
2010 |
49.439.452 |
25,6 |
27.256.417 |
14,1 |
2020 |
41.571.334 |
20,1 |
39.848.822 |
19,2 |
2030 |
36.761.006 |
17,0 |
53.238.287 |
24,6 |
2050 |
28.306.952 |
13,1 |
79.073.987 |
36,7 |
Observa-se que a população infantil de 0 a 14 anos apresenta grande redução na década atual que continua com menos intensidade de 2020 em diante.
Pelo contrário, constata-se uma contínua progressão do volume da população acima de 55 anos que atinge níveis recordes nas décadas de 2030 a 2050.
Como o fator idade é de base para a definição de mercados, todos os agentes ativos da sociedade brasileira precisam levá-lo em conta para ajustes em todas as áreas de atendimento à população.
A população infantil vai provocar mudanças em milhares de áreas que a atendiam com produtos e serviços. A indústria de brinquedos, por exemplo, já sentiu a estagnação de mercado na década passada e algum aumento de faturamento foi devido exclusivamente ao crescimento do poder de compra da classe C e alterações em algumas linhas de produtos de maior valor agregado. Mas, nesta década, a diminuição da quantidade de crianças é vigorosa – 16% a menos. O mesmo se aplica para a indústria e o comércio de roupas infantis e demais produtos. Não adianta querer aumentar as vendas de bens e serviços per capita porque o nível de poder de compra já se esgotou e a ascensão social também não demonstra mais fôlego.
O que fazer?
Nenhum setor de atividade aceita redução de atividade ou de faturamento. Não é saudável para a economia. A solução está na parte esquerda do quadro acima onde se percebe, sem nenhuma dúvida, a notável expansão do mercado de pessoas de 55 anos em diante. Essa classe que era apenas 22,3% do total de crianças em 1980, já está hoje representando 62% do total de crianças e, em menos de 9 anos (2022), irá ultrapassá-lo.
Assim, organizações comerciais como as famosas “Casas Alô Bebê” poderão criar filiais ou seções como “Casas Alô Vovó”; a “Brinquedos Estrela” já expande a sua série de jogos para adultos e a indústria alimentícia e nutricional já começa a criar produtos voltados para os seniores, como o caso da Nestlé (Nutren sênior) e Abbott (Ensure).
É a sociedade fazendo a transição etária acontecer de forma produtiva, positiva e otimista.
Germano Hansen Jr.