- 05 de abril de 2019

Um novo perfil

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A mudança no perfil dos VIPPES acarreta também alteração nos hábitos e costumes das pessoas acima de 50 anos. Seus representantes formam um grupo bastante heterogêneo de consumidores.

solicitao_de_pensoHoje, dispõem de tempo para fazer compras. Vão ao supermercado pelo menos cinco vezes por semana. Têm uma renda boa e, efetivamente,  também trabalham, é claro.

Ao contrário do que se pensa, esse público não é nada conservador. Nos últimos 10 anos, a renda desse grupo vem melhorando e a população com 50 anos ou mais representa, aproximadamente, mais de 20%. Isso possibilita que ele tenha variadas atividades e, portanto, as planeje melhor.

É  possível conhecer os  principais hábitos dos longevos brasileiros e como aproveitar seu potencial de consumo:

Realidade: Muitos VIPPES são responsáveis por boa parte dos rendimentos da família — já que continuam trabalhando mesmo depois de aposentados. Durante o tempo livre, eles gostam de atividades que exigem certa disposição e retardam a sensação de envelhecimento, como frequentar um curso, ir a botecos ou viajar com os amigos. Reforçando: não deixam de continuar trabalhando.

Mito: Depois de aposentados, os VIPPES ficam em casa cuidando da família e aproveitando o tempo livre. Homens, de pijama. Mulheres, tricotando. Mas, muitos  agora, já se aventuram em projetos pessoais mais arrojados, para começar uma nova carreira, depois dos 50 anos.

Oportunidade: O número de brasileiros com mais de 50 anos deverá triplicar daqui a uns 30 anos. Fornecedores de serviços como academias de ginástica e outras atividades físicas, nutricionistas e agentes de viagens podem ser úteis para esse público atingir seus objetivos de inclusão, como vem alertando este Portal VIPPES Negócios. Outro mercado importante: muitos idosos ainda têm dificuldade para incorporar a  seu dia a dia produtos e serviços que envolvam novidades tecnológicas. Por mais interessados que estejam, poucos se tornam clientes fiéis se não tiverem explicações detalhadas de como usar smartphones e laptops. Este é mais um nicho à disposição.

E, ao contrário do que se pensa, esse público não é nada conservador. Com todas estas características, os VIPPES já estão deixando de passar despercebidos diante dos olhos do mercado. Hoje, as estratégias de marketing, para atrair esse público, começam a visá-lo com mais “carinho”.

Mona C. Cury

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