- 03 de abril de 2019

Sinais positivos

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A tecnologia permite sonhar com invenções quase impossíveis. Muitas são supérfluas e pouco serviria para melhorar a qualidade de vida. Mas VIPPES vão precisar de muitas novidades.

vippes tem medo de informaticaCrianças de três a quatro anos já operam telefones celulares, tabletes e outros equipamentos eletrônicos com uma agilidade admirável.

Qualquer adulto se sente constrangido ao constatar que o “seu” mundo não é o novo mundo tecnológico já vivenciado pela nova geração.

Milhares de estudos, pesquisas, teses, livros e artigos tentam explicar comportamentos, atitudes, reações e consequências dessa realidade. Sociólogos, psicólogos, filósofos e profissionais habituados com seres humanos procuram oferecer apoio para a aceitação e adequação às transformações.

Novo fator, porém, vem se somar às transformações proporcionadas pela tecnologia: o envelhecimento populacional.

Ao tempo que a sociedade se enriquece e se desenvolve com a velocidade e expansão da informação, a redução da natalidade e o aumento da esperança de vida mudam a “face” da sociedade. A substituição etária é o novo desafio da civilização.

Difícil de aceitar pela maioria. A velhice era estigmatizada nas últimas décadas (somando quase um século) como um anacronismo ou barreira a um aumento na velocidade do desenvolvimento.

E agora?

E agora que a participação dos VIPPES cresce rapidamente e começa a ocupar o “lugar” das demais classes etárias?

Pois é, agora é o momento preciso para “mudar” a sociedade. Se esta fosse uma bolsa de valores (e de certa forma é), a tendência seria retirar as “ações” na infância e juventude e aplicar nos VIPPES.

Com certeza haverá divergência de opiniões, mas o que vale na sociedade e, portanto, no mercado, são a realidade, os fatos “nus e crus”. O planeta envelhece demograficamente e o Brasil envelhece ainda mais rapidamente que quase todos.

Este é o desafio que tem que ser enfrentado.

E qual a importância dos equipamentos eletrônicos nessa fase demograficamente inédita?

Gigantesca, primordial! E o que os VIPPES precisam que ainda não existe, não foi inventado?

Não é simples assim. Se não existir o foco nos VIPPES, qualquer novidade será apenas uma adaptação aos VIPPES e não pensada prioritariamente para os VIPPES.

Todas as empresas que usam a eletrônica como base de seus negócios devem estabelecer os VIPPES (em suas várias classes etárias) como os destinatários principais.

Planejadores, designers, estilistas, pesquisadores, técnicos, programadores terão que substituir os alvos até então indiscutíveis pela nova classe consumidora que crescerá continuamente, sem recuos e sem patamares de estagnação.

Mercadologicamente é o mercado que todos os empresários desejam: mercado que cresce sempre, sem qualquer sinal de retração.

Estabelecido o mercado alvo em razão da lógica, do bom senso e da coerência estratégica, novos produtos e serviços germinarão como trigo em campo fértil.

As pesquisas de mercado serão planejadas e organizadas para conhecer profundamente os hábitos e as expectativas da classe que mais cresce no País. Só com essas pesquisas já será possível construir uma nova visão da sociedade. Importante lembrar que a transição provocará mudanças comportamentais significativas em tempo muito curto.

Uma das questões que se tornará provavelmente prioritária a solucionar envolve a orientação para uso dos equipamentos eletrônicos. Não adianta colocar novidades sem que os potenciais usuários saibam como elas funcionam e como podem e devem ser acionadas.

Só para fechar a projeção de mudança do mercado, a tabela abaixo mostra a realidade (fonte IBGE – Projeção da População do Brasil por Sexo e Idade 2000/2060 – Revisão 2013):

Crianças de quatro anos

Diferença no período

%

Particip.no total Popul

%

VIPPPES 90

e mais

Diferença no período

%

Particip. no total Popul

%

2000

3.451.343

2,0

284.467

0,16

2014

3.066.763

-11,9

1,51

504.610

+77,4

0,25

2020

2.832.055

– 7,7

1,34

743.209

+47,3

0,35

2030

2.528.238

-10,7

1,13

1.262.580

+70,0

0,57

2040

2.300.802

-9,0

1,01

2.134.707

+69,1

0,94

2043

2.227.498

-3,2

0,98

2.519.763

+18,0

1,10

2050

2.045.754

-8,2

0,90

3.562.951

+41,4

1,57

2060

1.824.125

-10,8

0,84

5.024.073

+41,0

2,30

É possível verificar que um empresário que queira investir, terá nas colunas amarelas os dados reais que indicarão o futuro negativo de seu negócio. Terá de lutar muito com concorrentes para tentar manter sua fatia de mercado e a lucratividade vai cair significativamente.

Se ele investir no mercado das colunas verdes, só verá um crescimento exponencial. Poderá competir com a preocupação de melhorar produtos e serviços porque o mercado cresce cada vez mais. E o detalhe principal: investirá em um mercado especial que não tem tido produtos adequados.

G. Hansen Jr.

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