- 07 de abril de 2019

A moda nunca envelhece

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Em depoimentos de VIPPES que querem continuar a viver com autonomia e felicidade, os comentários sobre o conforto no vestir são a afirmação mais contundente no aspecto mercadológico pessoal.

a_moda_nunca_envelheceA obra, já comentada neste Portal VIPPES Negócios, da jornalista e antropóloga Mirian Rosenberg, bem como outras da médica geriatra Alda Ribeiro se baseiam em entrevistas pessoais e respostas a pesquisas sobre comportamento de pessoas que passam dos quarenta anos, principalmente mulheres.

São interessantes os relatos das dificuldades que parte das respondentes menciona sobre encontrar roupas, sapatos e acessórios.

Até mesmo o atendimento pessoal por parte de balconistas e promotoras comerciais é constrangedor porque alegam discordância entre os modelos mais vendáveis e as necessidades das clientes mais “velhas”.

Como é possível a ocorrência de tal situação em um país que se encaminha velozmente para uma completa substituição etária?

Ainda que não houvesse esse fenômeno que estará modificando de forma radical a composição demográfica da sociedade deste século, a quantidade atual de VIPPES já mostra um mercado de porte considerável e ávido por novos produtos adequados.

Como os homens são menos preocupados com a moda e normalmente seu vestuário é mais tradicional, destacando apenas o sexo feminino, podemos comprovar que o tamanho atual – 2014 – desse mercado das VIPPES, é tentador.

Quadro das mulheres VIPPES por classe etária em 2000/2014.  Fonte: Projeção da População Brasileira por Sexo e Idade 2000/2060 – Revisão 2013 IBGE

                       Anos

Mulheres          

2000

2014

2014/2000

50 a 59 anos

6.528.000

10.863.000

+ 66,4%

60 a 79 anos

6.785.000

10.853.000

+ 60,0%

80 a 89 anos

893.000

1.632.000

+ 82,8%

90 anos em diante

181.000

342.000

+ 89,0%

Totais

14.387.000

23.690.000

+ 64,7%

Observação:

No mesmo período (2000/2014) a população total do Brasil aumentou 16,9%

Não é necessário ser um especialista com doutorado mercadológico para perceber a importância do mercado atual. O aumento das VIPPES é impressionante em apenas quatorze anos.

E se houver ainda alguma dúvida, basta informar que o mercado só das VIPPES de 2014 no Brasil é maior que toda a população (VIPPES + Não VIPPES, homens e mulheres) de Taiwan ou da Austrália.

Realmente é para qualquer empreendedor que queira ganhar dinheiro no mercado do vestuário feminino, não perder nenhum minuto ou alguma multinacional acaba chegando e levando tudo.

Mark Torrence

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