- 07 de abril de 2019

Aposentadoria de Hércules

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Na época dos trogloditas as mesas eram de pedra lascada e talvez mamutes fossem usados para mudá-las de lugar. Na mitologia Hércules podia levantar a Terra; móveis, então, com o sopro.

O que é que Hércules, trogloditas e mamutes têm a ver com o Portal VIPPES Negócios e com os VIPPES de forma geral?

A indústria moveleira ainda não apresentou um mobiliário que proporcione aos VIPPES o maior conforto e facilidade operacional.

Naturalmente há móveis feitos sob encomenda que podem atender a especificações adequadas para qualquer exigência. Os preços, evidentemente são elevados e a qualidade do produto acabado é admirável. Maravilha!

O que causa preocupação, porém, é a substituição etária que está avolumando a quantidade de pessoas que se distanciarão cada vez mais das condições físicas dos trogloditas e de Hércules.

Como deveriam ser os móveis para os VIPPES?

Quando eram pouco representativos como consumidores talvez não necessitassem ser alvo de maiores pesquisas de consumo, mas agora, no Brasil, já passam de 43 milhões de indivíduos e apenas esse grupo já é maior que a população de 180 nações do planeta.

Imaginar que todos teriam direito a morar em residências bem mobiliadas ainda é um sonho, mas sempre se pode fazer uma tentativa de determinar um mercado potencial mais realista.

Vamos tentar fazer isso.

Inicialmente vamos considerar os números do IBGE de 2013 na revisão da Projeção da População Brasileira por Sexo e Idade 2000/2060 e usar a média de algumas das principais e mais confiáveis pesquisas sobre a distribuição da população em classes socioeconômicas.

Total da população de VIPPES em janeiro 2014

43.163.788

Redução de 15% de membros da Classe E

-6.474.568

                                                             subtotal

36.689.220

Redução para unidades familiares com um (35%), dois (50%) ou três (15%) VIPPES

– 3.668.922

– 9.172.305

                                                             subtotal

23.847.993

Redução em razão de residência em asilos, casas de saúde, clínicas e outras situações (20%).

 

-4.769.599

             Total de mobílias para VIPPES

19.078.394

Portanto, já descontando a classe E temos um mercado potencial mais realista de dezenove milhões de usuários.

Por classe socioeconômica teríamos a seguinte situação:

Classes

A

B

C

D

População

190.783

3.243.326

7.822.141

7.822.144

 

 

 

E dentro da capacidade econômica desse pessoal o que eles gostariam de ter como mobília em suas casas?

Vamos pensar no quarto de dormir como uma primeira análise.

Comecemos pela cama.

Como deveria ser uma cama para VIPPES?

Aqui entra outra variável muito importante para planejamento de mercado. A divisão dos VIPPES em grupos etários com características próprias.

Classes

A

B

C

D

População

190.783

3.243.326

7.822.141

7.822.144

50 a 59 anos – 46,8%

89.286

1.517.876

3.660.762

3.660.763

60 a 79 anos –  45,8%

87.379

1.485.443

3.582.540

3.582.540

80 a 89 anos –   6,2%

11.828

201.086

484.972

484.972

90 em diante –  1,2%

2.290

38.921

93.866

93.865

A partir dessa tabela já se pode visualizar o número de VIPPES por classe etária e estabelecer o tipo de cama com o mais adequado desenho para atender bem suas limitações.

Os VIPPES de 90 anos em diante não podem dormir em camas altas porque apresentam geralmente dificuldades ocasionadas por problemas de patologias ósseas ou da cartilagem (reumatismo, osteoporose, artropatias de joelho, doenças da coluna, etc.). Também podem ficar doentes com mais frequência e, portanto a cama poderia ter mais recursos para atender alguns aspectos de higiene pessoal, facilidade para a troca de colchões, lençóis, travesseiros, bem como para a alimentação.

As chamadas “camas hospitalares” realmente são úteis e atendem os VIPPES efetivamente doentes crônicos, mas a maioria não precisa de equipamentos assim sofisticados, pois a saúde é razoável.

As indústrias podem estudar melhor o desenho das camas para atender uma população crescente e que não está comprando porque não há produtos em oferta.

É necessário que se realizem estudos, pesquisas e análises para a identificação das condições atuais de vida dos VIPPES nos seus grupos etários e conforme suas classes socioeconômicas. Os VIPPES de hoje e os que estarão engrossando a cada dia a participação no conjunto da sociedade querem viver bem e dormir bem é um dos sonhos de todos eles.

Com certeza deverá haver um entendimento profundo entre indústrias paralelas como a de colchões, roupa de cama, acessórios e produtos correlatos. É uma grande tarefa, um grande desafio, mas também uma formidável oportunidade de negócios.

Wolfgang K.L.

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