O envelhecimento populacional é um manancial de oportunidades para um dos setores que mais crescem no universo empresarial, o de cosmética. Não apenas o feminino mas também o masculino.
Para quem não está muito habituado com o crescimento do mercado dos VIPPES, algumas informações podem ser surpreendentes.
Uma delas é o resultado de uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) que constatou que 92% das mulheres com 60 anos em diante consomem cosméticos e 57% compram regularmente.
Esses números por si já são estimulantes, mas se tornam formidáveis quando se sabe que o crescimento do número de idosos é acelerado e inexorável. Quer dizer, o mercado vai ficar cada vez mais atraente e responsável pela expansão da indústria e dos serviços interligados como institutos de beleza, academias de ginástica, spas, etc.
As empresas que possuem setores competentes de planejamento estratégico já trabalham celeremente no levantamento e nos planos de conquista dos novos VIPPES.
Em muitas regiões já funcionam grupos selecionados de consumidores que darão as linhas mestras para a identificação do perfil correto da classe.
Essa “inteligência cosmética” pode ser verificada em algumas linhas de produtos que ainda que com tímidas campanhas de divulgação já delineam os novos rumos a serem
seguidos. Natura e Boticário, que já são potências no setor, lançaram produtos específicos como ponta de lança para sentir o mercado.
Em algumas cidades brasileiras também já se observa um atendimento especial em alguns “salões” de beleza para o público VIPPES.
É muito comum que alguns institutos funcionem em mezaninos de edifícios comerciais nem sempre servidos por elevadores ou rampas, mas alguns proprietários já perceberam que parte da clientela vai envelhecendo e não apresenta mais condições de enfrentar muitos lances de escada. Na medida do possível e da oportunidade, abrem novas lojas térreas ou transferem todo o estabelecimento para local de mais fácil acesso. É parte também da “inteligência cosmética”.
Para encerrar, vamos ver como fica o mercado potencial de mulheres de 60 anos em diante com os dados da pesquisa do SEBRAE:
Ano |
População de mulheres |
92% de mulheres que usam cosmético |
57% mulheres que compram regularmente |
2010 |
10.733.000 |
9.874.360 |
5.628.385 |
2020 |
15.966.000 |
14.688.720 |
8.372.570 |
2030 |
22.867.000 |
21.037.640 |
11.991.455 |
2040 |
29.259.000 |
26.918.280 |
15.343.420 |
2050 |
35.721.000 |
32.863.320 |
18.732.092 |
O mercado é realmente considerável e há um detalhe ainda mais valorizado: em 2040 o Brasil já estará enfrentando uma redução populacional, entretanto o mercado dos VIPPES de 60 anos em diante continua aumentando.
Por outro lado a ABC (Associação Brasileira de Cosmetologia) considera as consumidoras VIPPES como muito exigentes e avessas a se manter fiéis à marca de um produto que não cumpra ou deixe de cumprir as promessas alegadas.
Como são poucas as empresas e linhas reais de produtos cosméticos para o pessoal de mais idade, o mercado tem um espaço enorme para ser preenchido pelos empreendedores que quiserem ganhar muito dinheiro.
Germano Hansen Jr.