- 07 de abril de 2019

Inteligência cosmética

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O envelhecimento populacional é um manancial de oportunidades para um dos setores que mais crescem no universo empresarial, o de cosmética. Não apenas o feminino mas também o masculino.

inteligencia cosmesticaPara quem não está muito habituado com o crescimento do mercado dos VIPPES, algumas informações podem ser surpreendentes.

Uma delas é o resultado de uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) que constatou que 92% das mulheres com 60 anos em diante consomem cosméticos e 57% compram regularmente.

Esses números por si já são estimulantes, mas se tornam formidáveis quando se sabe que o crescimento do número de idosos é acelerado e inexorável. Quer dizer, o mercado vai ficar cada vez mais atraente e responsável pela expansão da indústria e dos serviços interligados como institutos de beleza, academias de ginástica, spas, etc.

As empresas que possuem setores competentes de planejamento estratégico já trabalham celeremente no levantamento e nos planos de conquista dos novos VIPPES.

Em muitas regiões já funcionam grupos selecionados de consumidores que darão as linhas mestras para a identificação do perfil correto da classe.

Essa “inteligência cosmética” pode ser verificada em algumas linhas de produtos que ainda que com tímidas campanhas de divulgação já delineam os novos rumos a serem

seguidos. Natura e Boticário, que já são potências no setor, lançaram produtos específicos como ponta de lança para sentir o mercado.

Em algumas cidades brasileiras também já se observa um atendimento especial em alguns “salões” de beleza para o público VIPPES.

É muito comum que alguns institutos funcionem em mezaninos de edifícios comerciais nem sempre servidos por elevadores ou rampas, mas alguns proprietários já perceberam que parte da clientela vai envelhecendo e não apresenta mais condições de enfrentar muitos lances de escada. Na medida do possível e da oportunidade, abrem novas lojas térreas ou transferem todo o estabelecimento para local de mais fácil acesso. É parte também da “inteligência cosmética”.

Para encerrar, vamos ver como fica o mercado potencial de mulheres de 60 anos em diante com os dados da pesquisa do SEBRAE:

Ano

População de mulheres

92% de mulheres que usam cosmético

57% mulheres que compram regularmente

2010

10.733.000

9.874.360

5.628.385

2020

15.966.000

14.688.720

8.372.570

2030

22.867.000

21.037.640

11.991.455

2040

29.259.000

26.918.280

15.343.420

2050

35.721.000

32.863.320

18.732.092

O mercado é realmente considerável e há um detalhe ainda mais valorizado: em 2040 o Brasil já estará enfrentando uma redução populacional, entretanto o mercado dos VIPPES de 60 anos em diante continua aumentando.

Por outro lado a ABC (Associação Brasileira de Cosmetologia) considera as consumidoras VIPPES como muito exigentes e avessas a se manter fiéis à marca de um produto que não cumpra ou deixe de cumprir as promessas alegadas.

Como são poucas as empresas e linhas reais de produtos cosméticos para o pessoal de mais idade, o mercado tem um espaço enorme para ser preenchido pelos empreendedores que quiserem ganhar muito dinheiro.

Germano Hansen Jr.

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