- 07 de abril de 2019

Cosméticos em cheque

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Estabelecer um planejamento estratégico para atender o novo e fabuloso mercado dos VIPPES exige competência e confiabilidade. A cosmética é uma das indústrias que mais cresce e não pode cometer erros feios e sombrios.

As VIPPES se tornarão em pouco tempo as maiores usuárias de produtos de beleza em todo o planeta e no Brasil, certamente. Algumas empresas de prestígio no País já, timidamente, lançam um ou outro produto para o grupo etário acima dos 50 anos. Uma das grandes do setor até já conta com uma linha de produtos para a “idade madura”.

Geralmente as promessas de todos os produtos de beleza é a capacidade mágica de obter esse atributo em um “abrir e fechar de olhos”. Em alguns casos é até verdade, pois com tecnologia ótica especial, certas substâncias podem refletir luz e apagar sinais antes muito visíveis. Há também produtos que em tempo relativamente curto proporcionam alterações favoráveis na pele.

Também há novidades em suplementos que favorecem a restauração celular e permitem retardar ou melhorar a aparência com aplicações adequadas.

Nesse terreno favorável às aspirações da “beleza eterna”, as novas usuárias VIPPES se tornam ávidas por novidades e confiam nas marcas mais conhecidas. Sabem que os produtos

vão custar mais caro, porém, acreditam na imagem que a marca carrega.

Nem sempre, entretanto, a mágica é tão poderosa quanto aparenta.

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É o caso da prestigiada multinacional francesa de cosméticos L’Oréal. Ela não poderá continuar divulgando a propriedade antienvelhecimento de vários de seus produtos de alta qualidade para tratamento de pele. A medida é consequência de um acordo assinado com as autoridades norte-americanas, mais especificamente com a Comissão Federal de Comércio (FTC), principal autoridade americana no campo da regulação de mercado. O ajuste livra o grupo de um desagradável e desastroso processo por publicidade enganosa.

A FTC acionava o grupo por divulgar os produtos para a pele Lancôme Génifique e L’Oréal Paris Youth Code como possuidores de propriedades antienvelhecimento comprovadas em pesquisas. As peças promocionais afirmavam que a estimulação dos genes de seus usuários, graças aos seus produtos, garantia “pele visivelmente mais jovem em apenas sete dias”.
“Seria bom se os cosméticos pudessem modificar nossos genes e nos fazer voltar ao passado. Mas a L’Oreal não pôde sustentar o que afirmava”, disse Jessica Rici, uma das diretoras da FTC, citada em um comunicado publicado no site da agência em inícios de julho 2014. A FTC informa em seu texto que o Génifique é vendido por até US$ 132 (cerca de R$ 280) o frasco nas grandes lojas americanas. Já a Youth Code é comercializada por US$ 25 o frasco (por volta de R$ 62).

 

Lancôme Génifique, da marca L’Oréal

Efetivamente as VIPPES querem acreditar na divulgação de tudo que reflita resultados que prolonguem a felicidade de se sentirem bonitas. Adoram desafiar e vencer o tempo.

É bem possível que para muitas, estes produtos consigam tornar a pele mais jovem “em apenas sete dias”. Afinal, quem poderia acreditar que o Brasil perderia de sete da Alemanha na semifinal da Copa do Mundo no Brasil?

J. Mark Torrence

 

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