- 07 de abril de 2019

A velha beleza

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Mercado excelente é aquele que cresce sempre. Como a barba do homem. Faz hoje, amanhã, depois de amanhã e vai continuar a fazer porque ela vai continuar a crescer, sempre.

contradicao_estatuto_vippesSó que em lugar da barba do homem, há outro mercado que também parece eterno. E não envolve homens, mas sim, mulheres.

Beleza!

Eis aí um mercado que parece eterno. As mulheres são vaidosas como parte de sua personalidade e com as exceções normais. Depois que iniciam o seu cuidado com a beleza, não param mais e mesmo quando os cabelos branqueiam ou se tornam ralos, continuam a buscar uma aparência mais satisfatória.

Por essas e outras, a indústria cosmética avança sem recuo. Cresce continuamente como se não houvesse crises econômicas, políticas e étnicas.

E com o envelhecimento populacional o que deverá acontecer com esse fabuloso mercado nitidamente feminino?

O que vai acontecer no Brasil? O negócio cosmético vai falir? Vai fechar as portas? Vai virar fumaça?

A análise de alguns números demográficos pode sugerir algumas respostas.

A fonte do quadro é a Projeção da População do Brasil por Sexo e Idade 2000/2060 – Revisão 2013 – IBGE.

Grupos etários femininos – dinâmica demográfica 2000 a 2060 – mulheres em milhões

2000

2014

2020

2030

2040

2050

2060

15 a 29

24,2

25,5

25,1

23,1

20,2

18,1

16,4

30 a 39

13,0

16,5

17,3

16,7

15,8

13,8

12,3

40 a 49

10,0

13,5

14,9

17,1

16,5

15,7

13,7

Total de 15 a 49 anos    47,2   55,5     57,3     56,9     52,5     47,6     42,4

 

50 a 59

6,5

10,8

12,3

14,4

16,6

16,1

15,3

60 a 69

4,3

7,0

8,8

11,5

13,6

15,6

15,2

70 a 79

1,5

3,8

4,9

7,5

9,8

11,8

13,6

80 em diante

1,1

2,0

2,6

4,1

6,6

9,2

11,7

Total de 50 em diante

 

13,4

 

23,6

 

28,6

 

37,5

 

46,6

 

52,7

 

55,8

A alteração na composição etária de 2000 para 2014 é impressionante. O aumento na população feminina de 15 a 49 anos registrou 17,6% nesses 14 anos. Já o grupo acima de 50 anos cresceu 76,1%.

Daqui a menos de 6 anos, em 2020, o grupo etário das VIPPES será 50% do grupo feminino das “não” VIPPES em relação ao ano 2000 em que a relação era de 28,4%.

Estamos vivendo essas mudanças agora. Não se trata de uma projeção de longo prazo. Está acontecendo este ano.

É evidente que, nas décadas seguintes, a situação vai mostrar uma inversão completa da composição etária. Em 2046, a quantidade das mulheres de 50 anos em diante supera a de mulheres de 15 a 49 anos.

Boa parte dessas mulheres usa produtos cosméticos e com certeza não abrirá mão de mantê-los como acessórios imprescindíveis na manutenção da auto-estima. Há necessidade, porém, da introdução de novas linhas específicas para esse grupo etário.

Linhas de produtos projetados para esse grupo. Com testes de qualidade e avaliações de usuários com comprovação de resultados.

O mercado, já significativo, será o maior do século.

Wolfgang K. L.

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