Mercado excelente é aquele que cresce sempre. Como a barba do homem. Faz hoje, amanhã, depois de amanhã e vai continuar a fazer porque ela vai continuar a crescer, sempre.
Só que em lugar da barba do homem, há outro mercado que também parece eterno. E não envolve homens, mas sim, mulheres.
Beleza!
Eis aí um mercado que parece eterno. As mulheres são vaidosas como parte de sua personalidade e com as exceções normais. Depois que iniciam o seu cuidado com a beleza, não param mais e mesmo quando os cabelos branqueiam ou se tornam ralos, continuam a buscar uma aparência mais satisfatória.
Por essas e outras, a indústria cosmética avança sem recuo. Cresce continuamente como se não houvesse crises econômicas, políticas e étnicas.
E com o envelhecimento populacional o que deverá acontecer com esse fabuloso mercado nitidamente feminino?
O que vai acontecer no Brasil? O negócio cosmético vai falir? Vai fechar as portas? Vai virar fumaça?
A análise de alguns números demográficos pode sugerir algumas respostas.
A fonte do quadro é a Projeção da População do Brasil por Sexo e Idade 2000/2060 – Revisão 2013 – IBGE.
Grupos etários femininos – dinâmica demográfica 2000 a 2060 – mulheres em milhões
2000 |
2014 |
2020 |
2030 |
2040 |
2050 |
2060 |
|
15 a 29 |
24,2 |
25,5 |
25,1 |
23,1 |
20,2 |
18,1 |
16,4 |
30 a 39 |
13,0 |
16,5 |
17,3 |
16,7 |
15,8 |
13,8 |
12,3 |
40 a 49 |
10,0 |
13,5 |
14,9 |
17,1 |
16,5 |
15,7 |
13,7 |
Total de 15 a 49 anos | 47,2 | 55,5 | 57,3 | 56,9 | 52,5 | 47,6 | 42,4
|
50 a 59 |
6,5 |
10,8 |
12,3 |
14,4 |
16,6 |
16,1 |
15,3 |
60 a 69 |
4,3 |
7,0 |
8,8 |
11,5 |
13,6 |
15,6 |
15,2 |
70 a 79 |
1,5 |
3,8 |
4,9 |
7,5 |
9,8 |
11,8 |
13,6 |
80 em diante |
1,1 |
2,0 |
2,6 |
4,1 |
6,6 |
9,2 |
11,7 |
Total de 50 em diante |
13,4 |
23,6 |
28,6 |
37,5 |
46,6 |
52,7 |
55,8 |
A alteração na composição etária de 2000 para 2014 é impressionante. O aumento na população feminina de 15 a 49 anos registrou 17,6% nesses 14 anos. Já o grupo acima de 50 anos cresceu 76,1%.
Daqui a menos de 6 anos, em 2020, o grupo etário das VIPPES será 50% do grupo feminino das “não” VIPPES em relação ao ano 2000 em que a relação era de 28,4%.
Estamos vivendo essas mudanças agora. Não se trata de uma projeção de longo prazo. Está acontecendo este ano.
É evidente que, nas décadas seguintes, a situação vai mostrar uma inversão completa da composição etária. Em 2046, a quantidade das mulheres de 50 anos em diante supera a de mulheres de 15 a 49 anos.
Boa parte dessas mulheres usa produtos cosméticos e com certeza não abrirá mão de mantê-los como acessórios imprescindíveis na manutenção da auto-estima. Há necessidade, porém, da introdução de novas linhas específicas para esse grupo etário.
Linhas de produtos projetados para esse grupo. Com testes de qualidade e avaliações de usuários com comprovação de resultados.
O mercado, já significativo, será o maior do século.
Wolfgang K. L.