As modelos de beleza que aparecem nas peças publicitárias também envelhecem, mas não vão precisar se aposentar porque as usuárias de cosméticos de hoje serão o maior mercado dos próximos anos.
Até poucos anos atrás o mercado cosmético feminino era direcionado basicamente para as faixas etárias até os 40 anos e menos enfaticamente até os 50 anos.
A publicidade selecionava modelos que pudessem influenciar as usuárias potenciais a melhorarem suas aparências e assim também pessoas de até 40 anos serviam para o propósito.
A substituição etária, porém, começa a mudar as plataformas de usuárias potenciais.
Inicialmente a projeção da população brasileira indica a supremacia feminina em volume. Em nenhum dos grupos etários o homem supera o número de mulheres. A esperança de vida continuará em todo o século XXI a ser substancialmente maior para a mulher – 5 a 6 anos a mais.
E qual vai ser a idade dessa mulher que vai estar no meio do processo de substituição etária?
Melhor do que complexa avaliação matemática, uma tabela simples mostra a composição etária das mulheres de 2014 até 2030, ou seja, um período de apenas 16 anos.
Essa tabela tem como fonte o IBGE – Projeção da População Brasileira por Sexo e Idade 2000/2060 – Revisão 2013.
Mulheres VIPPES – em milhares |
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idade/ano |
2014 |
2018 |
2022 |
2030 |
50 a 59 anos |
10.863 |
11.895 |
12.635 |
14.442 |
60 a 79 anos |
10.853 |
12.688 |
14.807 |
18.949 |
80 a 89 anos |
1.632 |
1.919 |
2.239 |
3.201 |
90 em diante |
342 |
447 |
564 |
868 |
total |
23.690 |
26.949 |
30.245 |
37.460 |
Em apenas 4 anos, 2014 a 2018, o mercado potencial de mulheres VIPPES cresce 13,76% contra um crescimento geral da população de 3,17% no mesmo período.
Se considerarmos o período 2014 a 2022 – 8 anos – o potencial mercado feminino das VIPPES aumenta em 6,55 milhões ou 27,67% e o mercado total cresce no mesmo período apenas 5,91%.
Finalmente, o período de 16 anos que vai de 2014 a 2030 vai mostrar uma expansão de 58,13% no mercado feminino das VIPPES e simplesmente 10% no aumento geral da população.
Em termos de marketing o direcionamento de planejamento de produtos terá necessariamente que privilegiar esse grupo etário porque nele vai residir não a manutenção apenas dos volumes de mercado, mas sim a chance de expansão das vendas.
Como essa nova geração de VIPPES está habituada a consumir cosméticos, a tendência é que continuem a usá-los, mas desde que sejam preparados especificamente para elas e não como tem sido até agora, pois se sentem apenas como participantes de um nicho com pouca atenção. Quanto à divulgação, basta manter em atividade, já provavelmente como VIPPES também, as lindíssimas mulheres que hoje povoam os comerciais de televisão, revistas e a mídia em geral.
Torquato Morelli