- 07 de abril de 2019

A beleza das VIPPES

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As modelos de beleza que aparecem nas peças publicitárias também envelhecem, mas não vão precisar se aposentar porque as usuárias de cosméticos de hoje serão o maior mercado dos próximos anos.

a_beleza_das_vippesAté poucos anos atrás o mercado cosmético feminino era direcionado basicamente para as faixas etárias até os 40 anos e menos enfaticamente até os 50 anos.

A publicidade selecionava modelos que pudessem influenciar as usuárias potenciais a melhorarem suas aparências e assim também pessoas de até 40 anos serviam para o propósito.

A substituição etária, porém, começa a mudar as plataformas de usuárias potenciais.

Inicialmente a projeção da população brasileira indica a supremacia feminina em volume. Em nenhum dos grupos etários o homem supera o número de mulheres. A esperança de vida continuará em todo o século XXI a ser substancialmente maior para a mulher – 5 a 6 anos a mais.

E qual vai ser a idade dessa mulher que vai estar no meio do processo de substituição etária?

Melhor do que complexa avaliação matemática, uma tabela simples mostra a composição etária das mulheres de 2014 até 2030, ou seja, um período de apenas 16 anos.

Essa tabela tem como fonte o IBGE – Projeção da População Brasileira por Sexo e Idade 2000/2060 – Revisão 2013.

           Mulheres VIPPES – em milhares

 

           idade/ano

2014

2018

2022

2030

50 a 59 anos

10.863

11.895

12.635

14.442

60 a 79 anos

10.853

12.688

14.807

18.949

80 a 89 anos

1.632

1.919

2.239

3.201

90 em diante

342

447

564

868

total

23.690

26.949

30.245

37.460

Em apenas 4 anos, 2014 a 2018, o mercado potencial de mulheres VIPPES cresce 13,76% contra um crescimento geral da população de 3,17% no mesmo período.

Se considerarmos o período 2014 a 2022 – 8 anos – o potencial mercado feminino das VIPPES aumenta em 6,55 milhões ou 27,67% e o mercado total cresce no mesmo período apenas 5,91%.

Finalmente, o período de 16 anos que vai de 2014 a 2030 vai mostrar uma expansão de 58,13% no mercado feminino das VIPPES e simplesmente 10% no aumento geral da população.

Em termos de marketing o direcionamento de planejamento de produtos terá necessariamente que privilegiar esse grupo etário porque nele vai residir não a manutenção apenas dos volumes de mercado, mas sim a chance de expansão das vendas.

Como essa nova geração de VIPPES está habituada a consumir cosméticos, a tendência é que continuem a usá-los, mas desde que sejam preparados especificamente para elas e não como tem sido até agora, pois se sentem apenas como participantes de um nicho com pouca atenção. Quanto à divulgação, basta manter em atividade, já provavelmente como VIPPES também, as lindíssimas mulheres que hoje povoam os comerciais de televisão, revistas e a mídia em geral.

Torquato Morelli

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