- 07 de abril de 2019

Já surgem os alimentos p/VIPPES

0

As grandes organizações industriais e comerciais costumam sair na frente quando percebem que novos mercados aparecem no horizonte. Isso não acontece por acaso, mas sim, porque trabalham com planejamento estratégico.

ja surgem alimentos para vippesOs alimentos para VIPPES ainda estão na fase de gestação em algumas empresas. A grande maioria espera que surja alguma novidade  e depois vão atrás dos pioneiros para copiar, e assim, baratear o preço. Naturalmente apenas conseguem obter uma mínima parcelinha de mercado e deixam o melhor para as maiores que ficarão cada vez mais poderosas e sólidas.

Felizmente existem as grandes empresas que, graças a formidáveis estudos mercadológicos, chegam à frente ou junto com os fatos que modificam o mundo. Se não fossem elas, haveria crises imensas no fornecimento de produtos e serviços e a escassez ditaria a qualidade de vida sofrível de milhões de consumidores.

Elas acabam dominando o mercado porque as demais ficaram apenas olhando e brigando pelo dia a dia e não podendo ou não querendo ver mais adiante no tempo. Mas mesmo para as grandes organizações, atender rapidamente um mercado novo não é tarefa simples. Em um País de proporções continentais como o Brasil, a distribuição de produtos é um ponto de estrangulamento sério.

Levar certos produtos e serviços para os 5.564 municípios brasileiros é, muitas vezes, um desafio logístico quase impossível de solução a curto e médio prazo. É aí que reside uma brecha para muitas empresas menores de localização interiorizada e que poderiam ficar com maior parcela de consumidores se também adotassem uma mentalidade estratégica.

O ramo dos alimentos é um dos mais desenvolvidos e sólidos em todo o mundo. Todos precisam comer. Quem não se alimenta acaba morrendo de fome ou perdendo a saúde e a capacidade para o trabalho. O novo mercado de alimentos passa a ser o segmento para VIPPES. Sua participação na composição etária aumenta diariamente no Brasil. São mais de 4 mil bocas a cada dia. Nenhum outro mercado cresce nessa proporção. Os VIPPES precisam de alimentos diferenciados. Sempre precisaram.

Não é só agora que isso se tornou uma necessidade.

Acontece apenas que até poucos anos atrás, a quantidade de VIPPES era insuficiente para que houvesse a necessidade de se criar uma estrutura complexa para atender um nicho que parecia pouco expressivo e sem renda suficiente para justificar maiores investimentos.

Agora a situação é outra. Agora passa a valer a pena atender esta classe que vai ficando maior em quantidade, maior em volume de capital disponível, maior na vontade de continuar ativa, maior na disposição de viver mais tempo e maior no conhecimento das possibilidades de melhorar a qualidade de vida. É aí que se inclui a mais adequada e balanceada alimentação.

A Nestlé ( maior empresa mundial de alimentos e bebidas, também consagrada como a maior autoridade do mundo em Nutrição, Saúde e Bem-Estar) que durante um século alimentou e cresceu na imagem e nos negócios graças principalmente ao alimento infantil, e também principalmente aos similares e substitutos do leite (Ninho, etc.), agora já entra no mercado VIPPES com produtos de alta qualidade e perfeitamente adequados à sua idade.

O “Nutren Sênior” é uma das novas estrelas da Nestlé, uma empresa que pensa estrategicamente e já começa a ganhar espaço nos negócios em maior expansão no século XXI: o mercado VIPPES.

Germano Hansen Jr.

Compartilhe.

Leave A Reply