- 07 de abril de 2019

Pesquisas turísticas

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O artigo deveria ter o título “A questão intrínseca das pesquisas realizadas sobre turismo com VIPPES em vários locais do País nos últimos dez anos”. Por ser muito extenso, foi cortado.

pesquisas turisticasVárias pesquisas foram efetivamente realizadas junto a grupos de VIPPES para obter opiniões e posições a respeito do interesse em viagens de turismo.

Muitas das pesquisas foram realizadas em cidades no interior de vários estados e relativamente poucas nas grandes capitais.

A leitura dos relatórios de parte dessas pesquisas não permite nenhuma tomada de decisões consistentes para quem quiser investir nesse mercado. Não se trata de encontrar falhas e ausência de objetividade nos levantamentos, mas sim de não se conseguir elementos suficientes para o estabelecimento de projetos confiáveis.

Uma das fraquezas é a escolha de grupos representativos de VIPPES. Escolher aleatoriamente esse pessoal é desconhecer o mundo complexo dessa classe.

Os VIPPES possuem algumas características como grupo social que o torna ímpar na sociedade. Diferentemente de crianças, jovens e adultos não VIPPES que pautam suas atitudes e visão de vida com muita semelhança, os VIPPES são profundamente diferentes em suas aspirações, sentimentos, emoções e projetos pessoais.

Para conhecer o que um VIPPES gostaria de fazer em matéria de turismo seria preciso conhecê-lo muito bem e aí sim estabelecer um programa motivador.

A maior parte das agências de turismo monta um programa e depois o divulga como sendo direcionado para VIPPES. É provável que realmente haja atendimento de certas exigências da maioria dos VIPPES e que também são exigências de turistas de todas as idades. Quer dizer, o que é apresentado aos VIPPES como especial para eles, na verdade é bom para os demais turistas também.

Quando se pergunta a essas agências o porquê daquele programa, a resposta normalmente é:

“Porque uma pesquisa forneceu as sugestões”.

Há muitas empresas de turismo que ainda montam um questionário de indicação da satisfação do cliente sobre o programa realizado. Normalmente o questionário é similar ao que é apresentado para todos os demais clientes não VIPPES.

Esse círculo não virtuoso impede a evolução e deixa de produzir melhores resultados mercadológicos e um insuficiente grau de satisfação dos sempre potenciais clientes VIPPES.

A Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV) informa que os VIPPES de 60 anos em diante significam 15% dos clientes das agências de viagens e o número tende a aumentar. Na verdade não se trata de tendência a aumentar. Vai crescer efetivamente porque VIPPES será o único grupo etário que se expandirá neste século.

É evidente que os VIPPES têm dinheiro e tempo para viajar. Não precisa de pesquisa para isso. É evidente também que querem um serviço bem feito. Todos que viajam turisticamente querem. Essa constatação dispensa pesquisa.

É claro que os VIPPES gostam de fazer compras nas lojinhas, tendas e quiosques das paradas em uma excursão. E há algum tipo de turista que não gosta? Para que pesquisa?

Todos os VIPPES não gostam de filas, detestam burocracia, querem ser bem tratados e desejam segurança e atendimento preferencial. Interessante que todos os turistas imitam os VIPPES, pois também querem e prezam isso. Pesquisa inútil.

O fato é que as pesquisas não trazem novidades e principalmente não entram na profundidade de conhecimento dos VIPPES.

Uma pesquisa qualificada precisaria levar em conta alguns aspectos que são imprescindíveis ou convenientes:

– separar a pesquisa por faixa etária, incluindo pessoal de 50 anos em diante.
(não esquecer que VIPPES não solitários vivem com VIPPES com idade maior ou menor. A idade do companheiro pode modificar respostas).
– esclarecer a condição de vida social: solteiro, casado, união estável, companheiro (a), etc.
– verificar relação familiar.
– avaliar a condição de saúde com detalhes. Todos os VIPPES apresentam processos de degeneração e redução de capacidade biológica.
– histórico de atendimento médico. Elaboração de ficha médica de turista.
– experiências turísticas nos últimos anos e notas de avaliação
– tipos de programas turísticos que mais atraem
– tipos de programas que menos atraem
– tipos de programas que não gosta e não faria
– de quantos programas turísticos pode participar no período de um ano?
– de quantos dias é o programa turístico melhor?
– qual a preferência por clima?
– quanto está disposto a gastar por programa turístico?

Como selecionar grupo de VIPPES para uma pesquisa qualificada?

a)    Pais/avós de alunos de determinada instituição de ensino de classe x
b)    Associação religiosa de classe social x
c)    Associados de Clubes de determinada classe social
d)    Participantes de bingos de associações diversas
e)    Redes de voluntariado
f)    Faculdades de VIPPES (Terceira Idade, Seniores, Idosos)
g)    Entidades de VIPPES
h)    Clubes de danças (Terceira Idade, Seniores, Idosos).

A combinação de seleção adequada de grupos etários pode mostrar novos rumos para o mercado do turismo para VIPPES e a realização de pesquisas do perfil dos VIPPES em detalhamento abrirá portas com muitas surpresas.

Wolfgang K. L.

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