- 05 de abril de 2019

Transportes e Cidade Amiga do Idoso

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O Guia Global “Cidade Amiga do Idoso”, preparado pela OMS sob coordenação do gerontólogo brasileiro Alexandre Kalache e de Louise Plouffe, tem como uma das mais importantes seções a do Transporte (Seção 6).

guia cidade amiga do idosoO excelente Guia Global da OMS (Organização Mundial da Saúde) foi realizado com suporte de dados de uma pesquisa em 33 cidades de vários portes em todo o mundo. Foram ouvidos idosos, cuidadores e prestadores de serviços. O Guia é um documento muito interessante, abrangente e útil para planejamento de todas as políticas públicas em todo o mundo em razão do envelhecimento populacional.

As orientações são apresentadas de uma maneira sintética e objetiva.

Nenhuma prefeitura deveria desconhecer o Guia Global. O Portal VIPPES Negócios recomenda que todos os prefeitos e vereadores de todos os municípios brasileiros conheçam o Guia em todos os seus detalhes. São apenas 66 páginas e pode ser acessado na Internet, em português. Nas cidades de menor porte as recomendações poderão ser aplicadas mais rápida e facilmente porque em toda obra e serviço público será possível o planejamento e execução atendendo o “checklist” da OMS.

Em alguns itens as providências são de caráter político. Compreendem decisões de caráter apenas financeiro não envolvendo obras ou mudanças radicais na estrutura urbana. Em contrapartida alguns itens levam a transformações significativas nas vias públicas e nos espaços em geral. Também a iniciativa privada tem envolvimento direto nas transformações já que produtos e serviços necessitarão de reformulações.

A adoção do Guia Global da OMS será um instrumento formidável para um novo e completo desenho do Transporte e ocasionará uma espetacular melhoria na qualidade de vida não apenas dos idosos, mas de toda a sociedade. As cidades que tomarem a iniciativa na adoção do Guia Global da OMS como referência para todos os seus projetos urbanos tornar-se-ão modelos para as demais e com certeza atrairão negócios e novos moradores exatamente quando já se iniciou o processo de redução demográfica no País.

Eis o checklist do Guia Global “Cidade Amiga do Idoso” da OMS para a Seção Transporte:

Baixo Custo

      ?   O transporte público é financeiramente acessível a todos os idosos.
?   As tarifas dos transportes são razoáveis e seu preço é afixado de forma visível.

Confiabilidade e frequência

      ?   O transporte público é confiável e frequente (inclusive à noite e nos fins de semana).

Destinos

      ?   O transporte público existente permite que os idosos cheguem a locais-chave, como hospitais, como hospitais, centros de saúde, parques públicos, shopping centers, bancos e centros de convivência de idosos.
?   A cidade é bem servida de transporte público, com rotas adequadas e com boas conexões para todas as áreas da cidade (inclusive a periferia) e para cidades vizinhas.
?   Há boas conexões nas rotas dentre as diferentes opções de transporte.

Veículos amigáveis aos idosos

      ?   Os veículos são acessíveis, com piso que rebaixa, degraus baixos e assentos amplos e elevados.
?   Os veículos são limpos e bem mantidos.
v   Os veículos são bem sinalizados, com indicação do seu número e da rota que fazem.

Serviços especializados

      ?   Serviços de transporte especializados para pessoas com deficiências existem em número suficiente.

Prioridade para sentar

      ?    Existe prioridade para os idosos sentarem e ela é respeitada pelos outros passageiros

Motoristas

      ?    Os motoristas são gentis, obedecem as regras de trânsito, param nos pontos determinados, esperam que os passageiros estejam sentados antes de sair, e param junto às calçadas para facilitar o embarque e desembarque de idosos.

Segurança e conforto

      ?    O transporte público é seguro contra crimes e não há superlotação.

Pontos e paradas

      ?    Os pontos de ônibus são localizados próximo de onde moram os idosos, são equipados com assento e abrigo contra o mau tempo, são limpos e seguros e adequadamente iluminados.
?    As paradas e estações são acessíveis, com rampas, escadas rolantes, elevadores, plataformas apropriadas, banheiros públicos e sinalização legível e bem localizada.
?    Os pontos e paradas de ônibus são fáceis de acessar e convenientemente localizados.
?    Os funcionários das paradas e estações são gentis e prestativos.
Informação
?    São fornecidas informações aos idosos sobre como utilizar o transporte público e sobre as diferentes opções existentes de transportes.
?    Os horários são legíveis e fáceis de obter.
?    Nos horários indica-se claramente a rota dos ônibus que são acessíveis às pessoas com deficiência.

Transporte comunitário

      ?    Existem serviços de transporte comunitário, incluindo motoristas voluntários e serviços de busca em domicílio para levar os idosos a eventos e locais específicos.

Táxis

      ?    Os táxis são baratos e há descontos ou subsídios nas tarifas para os idosos de baixa-renda.
?    Os táxis são confortáveis e acessíveis, com espaço para levar cadeira de rodas ou andadores.
?    Os motoristas de táxi são gentis e prestativos.

Ruas

      ?   As ruas são bem conservadas, amplas e bem iluminadas, com dispositivos bem planejados e colocados de forma a limitar a velocidade dos carros; há sinais de trânsito nos cruzamentos; os cruzamentos são bem sinalizados; os bueiros são tampados e a sinalização é padronizada, claramente visível e bem colocada.
?   O fluxo de trânsito é bem regulado.
?   As estradas são livres de obstrução que possam bloquear a visão do motorista.
?   O cumprimento das regras de trânsito é rigorosamente controlado e os motoristas são educados para segui-las.

Competência para dirigir

      ?   Curso de reciclagem para dirigir é oferecido e a participação neles é estimulada.

Estacionamento

      ?   Existe estacionamento a preços acessíveis.
?   Há vagas específicas para idosos próximas à entrada dos prédios e às estações de transporte coletivo.
?   Há vagas para deficientes próximas à entrada dos prédios e às estações de transporte coletivo, cuja utilização é fiscalizada.
?   Há pontos de embarque e desembarque para deficientes e idosos próximos à entrada dos prédios e às estações de transporte coletivo.

Conforme se verifica, as recomendações são completas. Também é evidente que todas essas medidas beneficiarão a todos os usuários, pois a maioria delas é a expectativa comum.

As prefeituras não precisam esperar determinações federais ou estaduais para incluírem o Guia Global em suas metas. Não precisarão também atender a todos os itens do “checklist” em um único ano ou um único mandato. O importante é um planejamento que atenda ao recomendado.

Milhões de pessoas terão mais qualidade de vida e continuarão ativas indo e vindo com segurança e conforto.

Germano Hansen Jr.

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