- 05 de abril de 2019

Um Tipo Comum de Roubo na Internet

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Uma das maneiras mais fáceis de roubos na Internet é o furto de identidade, é o modo pelo qual uma pessoa tenta se passar por outra, atribuindo-se uma falsa identidade, com o objetivo de obter vantagens indevidas.

tipocomun de roubo na netAlguns casos de furto de identidade podem ser considerados como crime contra a fé pública, também conhecida como falsa identidade.

Na pratica, sua identidade pode ser furtada, por exemplo: alguém abre uma empresa ou uma conta bancária usando seu nome e seus documentos.

Na Internet isto também pode ocorrer, caso alguém crie um perfil (geralmente em uma rede social), consegue sua senha de sua conta de e-mail e envia mensagens passando-se por você. Ou então, falsifica os campos de e-mail, fazendo parecer que ele foi enviado por você.

Quanto mais informações você disponibiliza sobre a sua vida e rotina, mais fácil se torna para um golpista furtar a sua identidade, pois quanto mais dados ele tem disponíveis, mais convincente ele pode ser. Além disto, o golpista pode usar outros tipos de golpes e ataques para coletar informações a seu respeito, inclusive suas senhas, como códigos maliciosos (Malware).

Caso a sua identidade seja furtada, você poderá arcar com consequências como perdas financeiras, perda de reputação e falta de crédito. Além disto, pode levar muito tempo e ser bastante desgastante até que você consiga reverter todos os problemas causados pelo impostor.

Prevenção:

A melhor forma de impedir que sua identidade seja furtada é evitar que se tenha acesso aos seus dados e às suas contas de usuário.  Além disso, para evitar que suas senhas sejam obtidas e indevidamente usadas, é muito importante que você seja cuidadoso, tanto ao usá-las quanto ao elaborá-las (procure não criar senhas fáceis e mudá-las a cada 3 messes no máximo).

É necessário também que você fique atento a alguns indícios que podem demonstrar que sua identidade está sendo indevidamente usada por golpistas, tais como:

  • Começa a ter problemas com órgãos de proteção de crédito;
  • Recebe o retorno de e-mails que não foram enviados por você;
  • Verifica nas notificações de acesso que a sua conta de e-mail ou seu perfil na rede social foi acessado em horários ou locais em que você próprio não estava acessando;
  • Ao analisar o extrato da sua conta bancária ou do seu cartão de crédito você percebe transações que não foram realizadas por você;
  • Você recebe ligações telefônicas, correspondências e e-mails se referindo a assuntos sobre os quais você não sabe nada a respeito, como uma conta bancária que não lhe pertence e uma compra não realizada por você.

Resumindo: a palavra de ordem é cuidado com as informações pessoais que você coloca na Internet (principalmente nas redes sociais).

Seja feliz!

Mauricio Papi (Diretor de TI do Portal Vippes Negócios)

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