- 07 de abril de 2019

Compras com Segurança

0

Comprar pela Internet é tudo aquilo que os VIPPES querem quando os artigos desejados não dão o prazer de ir às compras presenciais – compradores com artigos frente a frente, tocáveis, experimentáveis.

compras_com_segurancaArtigos que não dão prazer presencial são aqueles que exigem “muita mão de obra”. Os VIPPES  precisam saber onde encontrar o que escolheram, têm que se deslocar para o estabelecimento selecionado, se obrigam a observar uma série de normas e exigências. Estas, estão acima dos benefícios dos artigos que os provocam.

Já o prazer de ir às compras envolve artigos que já em si causam prazer, “exigem” o tratamento como passeio, com almoço, jantar ou, no mínimo, um cafezinho e a garantia da compra é o ver, pegar, experimentar, conferir, regatear, acertar preços e prazos, sentir a satisfação de ter feito um bom negócio.

Os mercados virtuais não estão bem equacionados para atender às expectativas do público VIPPES, pois não levam em conta os hábitos de compra, não apenas os superficiais mas, sobretudo, os comportamentais baseados na filosofia de vida.

Um exemplo disso é a venda de filhotes Pets. Basta entrar em portais de informação geral que se observam anúncios com fotos de lindos gatinhos e cãezinhos.

VIPPES não vão comprar um Pet pela Internet.

Com certeza sempre haverá exceções. Um caso aqui, outro ali e nada que mude a situação geral. Tentar vender Pets no mercado virtual é mostrar desconhecimento do que é o mercado virtual e quem são os VIPPES.

E a segurança?

Multiplicam-se os casos de golpes de empresas que dão ênfase ao volume de faturamento mesmo à custa do não cumprimento dos contratos comerciais. E muitas estão suportadas até pela imagem institucional que construíram ao longo de décadas de bom atendimento.

É essa insegurança que pode desmoronar para sempre as compras via Internet, porque os VIPPES irão se tornar o maior mercado consumidor no País e eles são extremamente rígidos na questão de exigir aquilo que negociaram. Os direitos dos consumidores foram obtidos à custa de muitas lutas que começaram nos Estados Unidos em meados do século XX e se consolidaram após décadas de batalhas memoráveis.

Os novos VIPPES já nasceram com a bandeira desses direitos hasteada definitivamente no cenário comercial.

Portanto, a Internet que se cuide, ou então, ela será um espetacular instrumento de cultura e diversão, mas, não de substituição de mercados reais.

Germano Hansen Jr.

Compartilhe.

Leave A Reply