O marketing exige que se trabalhe com informações exatas. Não se pode estabelecer um planejamento comercial sem que se conheça com detalhes os parâmetros do negócio. Um deles é saber o que o cliente quer.
Seja qual for o empreendimento econômico, financeiro, industrial, comercial ou social, é imprescindível conhecer a vontade, o desejo, enfim, o interesse do cliente.
É muito comum determinadas empresas utilizarem a imagem de suas marcas para tentarem criar necessidades fictícias em potenciais usuários. “Consuma porque a marca tal sempre atende o que o cliente quer”.
Isto não é um preceito correto. Na verdade a empresa que tem uma ótima imagem de marca sempre procura colocar no mercado produtos de qualidade e que efetivamente vão atender os sonhos ou expectativas dos consumidores.
A questão que começa a ganhar corpo nos dias atuais está ligada à expansão da classe de mais idade no conjunto da população. Que classe é essa? Como ela pensa? Do que ela gosta e do que não gosta?
Como a imagem de pessoas de idade tem sido associada a aspectos negativos como saúde deficiente, mobilidade reduzida e depressão habitual, o perfil comumente aceito se torna incompatível com a nova onda de VIPPES (Vanguarda Inteligente, Poderosa, Participativa, Exemplar e Solidária).
A nova geração de pessoas de mais idade nada tem a ver com o estereotipo retratado nas placas de identificação de idosos com a imagem de uma pessoa aleijada apoiada em uma bengala. Esse tipo de identificação é preconceituoso e mostra claramente a mentalidade do século XX em relação ao envelhecimento humano.
Isso tem que mudar e mudar logo.
Mas afinal, os VIPPES gostam mesmo do quê?
Que tipo de alimentação prefere ou que gostariam de experimentar?
O que seria o automóvel ideal?
Como deveria ser um elevador em todos os seus detalhes?
Chuveiros em banheiro deveriam ser diferentes? Em que e por quê?
Como deveriam agir os garçons?
Qual a melhor maneira de serem tratados em Academias?
Que tipo de atendimento gostaria de ter nos Bancos?
Quais serviços deveriam ter os shoppings e supermercados?
Onde falham os provedores de Internet?
A lista poderia comportar várias páginas porque a revisão de serviços e produtos tem que ser ampla irrestrita. Em matéria de serviços a deficiência de qualidade no atendimento de grande número de atividades atinge todas as classes etárias de consumidores. Mas em todos os casos, o pior atendimento está sempre reservado para as pessoas de mais idade porque ou não existe atendimento para elas ou o padrão nunca as leva em conta.
As oportunidades de negócios que o envelhecimento populacional proporciona irão atrair muitos empreendedores, mas sem um pleno conhecimento do perfil atualizado dos novos VIPPES, qualquer objetivo poderá ficar comprometido.
Germano Hansen Junior