- 07 de abril de 2019

Comunicação e informação

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Os VIPPES de 60 anos em diante precisam de informação adequada e comunicação exposta de forma clara levando em conta as suas eventuais dificuldades físicas e desatualização. Assim é a cidade amiga do idoso.

comunicacao e informacaoO Portal VIPPES Negócios tem exposto o trabalho de vulto que a OMS (Organização Mundial de Saúde) realiza para o público idoso. O Portal tem apresentado e comentado alguns itens do Guia Global Cidade Amiga do Idoso, preparado por uma equipe internacional sob a direção do gerontólogo brasileiro Dr. Alexandre Kalache.

Desta vez, o assunto é a informação e comunicação. Serviços muito importantes para uma classe populacional que tem que lutar com mudanças contínuas em um mundo   tecnológico dinâmico. Com o advento da Internet e a informatização eletrônica de instrumentos e aparelhos de comunicação, muitos idosos se sentem inseguros e preocupados em saber o que acontece à sua volta, pois nem sempre conseguem acompanhar as transformações em toda a sua complexidade.

O Guia Global Cidade Amiga do Idoso expõe uma relação (checklist) dos aspectos que precisam ser seguidos em todas as cidades do planeta para que os idosos não fiquem à margem da sociedade que vão ajudar a reconstruir em razão do envelhecimento etário.

Eis o checklist de comunicação e informação amigável ao idoso:

Oferta de informações

?      Um sistema básico, universal de comunicações, usando a mídia impressa, o rádio, a televisão e o telefone, alcançando todos os residentes.
?      A distribuição regular e confiável de informações é garantida pelo governo ou por organizações de voluntários.
?      A informação é disseminada próximo às residências dos idosos e nos locais onde eles realizam as suas atividades habituais do dia a dia.
?      A disseminação da informação é coordenada por um serviço comunitário acessível, que todos conhecem.
?      e, por um escritório de centralização de informações.
?      Informações regulares e a transmissão de programas de interesse dos idosos são veiculadas tanto na mídia regular quanto na especificamente voltada para eles.

Comunicação verbal

?      Uma comunicação verbal acessível aos idosos deve ser feita, preferencialmente, em eventos públicos, centros comunitários, clubes e pela mídia rádio televisiva, e também pelas pessoas responsáveis por repassar as informações no sistema boca a boca.
?      As pessoas em risco de isolamento social recebem a informação de pessoas em quem confiam e com quem interagem, como visitadores voluntários, empregados domésticos, cabeleireiros, porteiros ou zeladores.
?      Funcionários de repartições públicas e de empresas privadas atendem individualmente e de maneira amistosa, os idosos, sempre que solicitados.

Informações impressas

?      As informações impressas – incluindo formulários oficiais, legendas de televisão e textos em telas – devem ter letras grandes e as principais ideias são mostradas através de títulos de enunciado claro e letras em negrito.

Linguagem simples

?      A comunicação, seja impressa ou verbal, usa palavras simples, conhecidas, em frases curtas e objetivas.

Comunicação e equipamentos automatizados

?      Serviços automatizados de atendimento telefônico dão instruções de forma lenta e clara, e informam como as mensagens podem ser repetidas a qualquer momento.
?      Os usuários têm a possibilidade de falar com um atendente, ou de deixar uma mensagem para que sua ligação seja retornada.
?      Equipamentos eletrônicos, como telefones celulares, rádios, televisões, caixas automáticos e máquinas para pagar estacionamento têm botões e letras grandes.
?      A tela de um caixa automático, de máquinas de selos e de outros serviços é bem iluminada e fácil de ser alcançada por pessoas de diferentes estaturas.

Computadores e a internet

?      Há amplo acesso público a computadores e à internet, disponíveis gratuitamente ou a baixo custo, em locais públicos como repartições governamentais, centros

comunitários e bibliotecas.

?      Instruções detalhadas e assistência individual para os usuários estão facilmente disponíveis.

Evidentemente, se esse checklist for seguido, todos os habitantes da cidade amiga do idoso irão se beneficiar porque idosos fazem parte de uma comunidade não segregada etariamente.

Para que isso aconteça é conveniente que ocorra uma integração entre governo e iniciativa privada com as prefeituras estabelecendo as metas de adaptação e a iniciativa particular desenvolvendo novidades que atendam o objetivo.

Germano Hansen Jr.

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