- 04 de abril de 2019

Pesquisa s/delivery

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O marketing sempre recomenda que para conhecer detalhadamente o mercado é preciso realizar pesquisas e levantamentos. O perfil dos usuários e consumidores de serviços é imprescindível.

pesquisa_s_deliveryQue o “delivery” ou entrega no local onde o cliente está é uma das principais ferramentas para o novo mercado dos VIPPES não se discute mais. Parte desse pessoal não quer sair de casa porque não pode ou não quer enfrentar dificuldades diversas, inclusive ruas mal preparadas para acolhê-lo.

O empreendedor que quiser aproveitar a onda e instalar um sistema moderno de entrega de produtos ou serviços deve fazer o quê? Afirmar que pode pensar em qualquer coisa não deixa de ser verdade, mas não é definitivamente a melhor resposta. O ideal é fazer uma pesquisa para saber o que os potenciais usuários do serviço efetivamente desejam de um sistema de entrega.

A pesquisa precisa ser muito abrangente. Não basta perguntar quais os produtos ou serviços que gostaria de encontrar em um “delivery”.

Entre os aspectos que precisam ser levantados e cadastrados, encontram-se:
– De que forma a empresa de entrega precisa se comunicar com os eventuais interessados?
– Correio?
– Internet?
– Telefone?
– Mala direta?
– Visita pessoal?
– Anúncio na televisão?

Muitos empreendedores esquecem-se desse “detalhe” e depois não entendem por que os “clientes” não aparecem.
– Em quanto tempo o cliente deseja ser atendido?

Note-se que o público alvo é o de VIPPES. Estes apresentam características diferentes de outros públicos. Por outro lado, muitas empresas expandem a área geográfica de atendimento e acabam por causar demoras insuportáveis aos clientes.

– Por prioridade, quais as três mais importantes características esperadas do serviço de entregas?

A resposta vai variar muito em função do produto ou do serviço, mas não pode ficar sem avaliação. É surpreendente como as respostas podem ser diferentes. Para uns é o preço, para outros é a rapidez, ou a variedade, ou a qualidade, ou o tipo de embalagem, ou quem realiza a entrega, ou o sistema de pagamento, ou ainda outros aspectos mais surpreendentes.  Um bom cadastro permitirá ao setor de atendimento inicial da empresa de entrega, “acertar na mosca” aos desejos do cliente.

O “delivery” para VIPPES é um grande negócio. Com um bom cadastro dos potenciais clientes, torna-se um negócio excepcional.

F. Aristóteles Filho

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