- 07 de abril de 2019

Mercado da “bela velhice”

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Todos que quiserem saber como pensam e agem os novos VIPPES, precisam ler a excelente obra da antropóloga, socióloga e colunista Mirian Goldenberg “A Bela Velhice” (Edit. Record)

mercado_da_bela_velhice_divulgacaoEm palestra na FNAC – Pinheiros – em São Paulo (SP), em outubro, a autora de vários livros publicados apresentou sua mais recente obra “A Bela Velhice”. O livro foi escrito, conforme esclarece Mirian Goldenberg, a partir da quantidade de e-mails que recebeu em razão de um artigo publicado na Folha de São Paulo. E o mais interessante é que pela primeira vez foi avassaladora a participação masculina em enviar sua opinião para a autora.

A leitura é muito agradável e Mirian soube como apresentar um tema ainda controverso, pois subsiste a conotação pejorativa sobre a velhice. Além do agradável lazer proporcionado pela leitura de “A Bela Velhice”, a obra atende um dos aspectos fundamentais levantados pelo Portal VIPPES Negócios, ou seja, o conhecimento profundo do pensamento e comportamento das pessoas de mais idade.

Pois bem, a antropóloga e socióloga Mirian Goldenberg, realizou uma pesquisa com 1.700 VIPPES através de questionários, 15 grupos de discussão e 50 entrevistas de profundidade através de grupos de alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O resultado desse trabalho de fôlego, técnico, profissional e responsável é definitivamente esclarecedor da mentalidade e dos sentimentos de homens e mulheres que adentram a faixa dos cinquenta anos e os que já vivem muito além dela.

A “A Bela Velhice” é recheada com depoimentos admiráveis de VIPPES que não disfarçaram suas decepções com a sociedade que se recusa a aceitar a passagem da idade como um fenômeno natural.

Em muitas páginas a lembrança de outra obra do mesmo tema não deixou de ser concretizada. Trata-se da “A Mais de Sessenta” da carioca Vera Roças onde ela também faz explodir todos os sentimentos e a revolta contra a sociedade de vinte anos atrás. Vera Roças lidou muito bem com depoimentos que reforçaram a constatação de que os VIPPES não aceitam o desprezo e a negligência das gerações mais novas. Mirian Goldenberg tem na escritora Simone de Beauvoir a musa inspiradora, em Leila Diniz o exemplo, também citada por Vera.

Todos os profissionais de marketing de todas as empresas e mais os diretores e presidentes de organizações e instituições deveriam ler “A Bela Velhice” para que percebam o tamanho e a importância dos novos consumidores no processo demográfico que o Portal VIPPES Negócios denomina de “Substituição Etária”.

Apesar dos VIPPES não gostarem das terminologias usadas para identificá-los, algumas empresas privadas e órgãos governamentais as utilizam sem perceber que acabam ganhando antipatia. Na verdade até mesmo psicólogas e alguns gerontólogos aceitaram a terminologia inventada fora do Brasil e passaram a rotular a idade mais avançada como melhor, terceira, prazerosa e outras bobagens que nada tem a haver com o espírito daqueles que serão o maior grupo etário da sociedade nos próximos anos.

G. Hansen Jr.

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