- 07 de abril de 2019

Um mercado em potencial

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Foto: ReproduçãoEsta é a faixa etária que mais cresce no Brasil e as empresas precisam despertar para essa questão o quanto antes e questionar quem é o consumidor para o qual ela está desenvolvendo os seus produtos. Só assim, não correrá o risco de errar na relação produto/consumidor.

Um dos bons motivos pelos quais as empresas devem criar produtos pensando nos VIPPES, é para que elas, as empresas, não percam os consumidores que daqui a algum tempo serão a maioria. Se as letras das embalagens são muito pequenas, por que não fazê-las maior? Se a prateleira que está o produto no supermercado é muito alta, por que não mudá-la de lugar?

Toda essa preocupação se deve ao fato de que a expectativa de vida das pessoas aumentou muito nos últimos anos, em função dos avanços tecnológicos, medicamentos e outros fatores. Antes, as empresas aposentavam os profissionais aos 60 anos e eles viviam muito pouco tempo depois disso. Hoje, as pessoas vivem mais 20, 30… anos depois que param de trabalhar.

Além do mais, as pessoas querem envelhecer ativas, com saúde e qualidade de vida. Se as empresas se sensibilizarem, é possível mudar o comportamento da sociedade em relação à essa faixa etária e fazer com que os VIPPES não se sintam excluídos.

Vamos exemplificar com a projeção da população total de 80 anos ou mais, de acordo com a revisão 2013 do IBGE. Esses números são um ótimo termômetro para o mercado, que deve ficar mais atento aos VIPPES:

Foto: PortalVippes

Por todas essas razões é que o Banco Santander tem investido no programa “Talentos da Maturidade”, que visa a valorização e reintegração do idoso à sociedade e incentiva a descoberta de novos talentos. O Talentos da Maturidade é um concurso cultural que objetiva incentivar a produção artística dos VIPPES, por meio de conteúdos relevantes e a promoção da produção artística. O Concurso tem como intuito despertar um novo olhar da sociedade sobre a Terceira Idade. É composto por cinco categorias. Quatro delas são artísticas e destinadas para idosos. São elas: Artes Plásticas, Fotografia, Literatura e Música Vocal. Um dos nossos objetivos é despertar o interesse de outras empresas por esse tipo de iniciativa.

Através de programas que buscam a melhoria da qualidade de vida dos VIPPES, a garantia dos seus direitos, sua valorização como pessoa, é que se contribui para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Mona C. Cury

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