- 04 de abril de 2019

VIPPES: Homens x Mulheres

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A proporção de homens e mulheres na composição da população brasileira apresenta um predomínio do sexo feminino. Como vai ficar a relação de 2013 para 2014? As VIPPES ainda serão as mais longevas? E como era em 2000?

atividade_protutiva_para_vippesQuando se estuda detalhadamente a movimentação etária no País com a finalidade de fazer previsões de mercado, o aspecto básico que se torna o mais importante é a divisão por sexo.

A Projeção da População Brasileira 2000/2060 – Revisão 2013, do IBGE, divulgada no dia 29 de agosto último com dados sempre referentes à 1º de julho de cada ano, apresenta dados que podem auxiliar a definir o mercado presente e futuro a curto, médio e longo prazo.

Vários setores da vida social estão fortemente segmentados para homens e mulheres. No mercado cosmético, por exemplo, ainda existe uma predominância consistente e fortíssima do sexo feminino.

Qualquer empresa que quiser ter sucesso nesse segmento de mercado terá que ter como foco a mulher. Vender cosméticos para homens vai exigir um esforço hercúleo, pois tentar mudar costumes é tarefa quase impossível.

A moda também apresenta uma tendência feminina acentuada, mas ainda há espaço para crescimento perceptível do sexo masculino principalmente dos adultos jovens. (A moda infantil é menos dividida porque os decisores normalmente são os familiares e procuram acompanhar as novidades para os dois sexos).

Na classe dos VIPPES podemos visualizar o que está acontecendo no período de um ano – 2013 para 2014 – no movimento ascendente dessa população na composição total.

Projeção da População Brasileira por Sexo e Idade 2013/2014 (IBGE)

População

Total

 

2000 = 173.448.346

 

2013 = 201.032.714

 

2014 = 202.768.562

 

% aumento

        

 

2013/2000 = 15,90

2014/2013 = 0,86

 

Total Homens/Mulheres

Homens

Mulheres

Idade    

49

59

49

59

49

59

Ano 2.000

1.636.992

1.008.812

796.945

472.129

840.047

528.683

 

 

 

 

 

 

 

Ano 2013

2.431.816

1.678.726

1.184.793

795.465

1.247.023

883.258

     % s/2000

48,55

67,74

48,67

68,48

48,44

67,07

Ano 2014

2.456.437

1.739.672

1.197.205

824.557

1.259.232

915.115

     % s/2013

1,01

3,63

1,04

3,66

0,98

3,61

O quadro acima permite algumas constatações “espantosas” (não são surpreendentes para aqueles que acompanham o fenômeno do envelhecimento populacional)

1 – Enquanto a população geral aumentou 15,9% em 13 anos (2000/2013), no mesmo período a população de quase VIPPES (49 anos) aumentou 48,55% e a de VIPPES de 59 anos aumentou 67,74%. Essas diferenças demonstram a grande mudança etária já em processo.

2 – De um ano para outro (2013 para 2014) a população geral cresceu 0,86%. Em contrapartida, a população de 49 anos aumentou 1,01% (17,4% a mais) e a de 59 anos, 3,63%. (322,1% maior). Essa é a realidade da velocidade impressionante da transição etária.

3 – Pode se observar que o sexo masculino tem índices de crescimento ligeiramente maiores que o sexo feminino. Isto indica que a médio e longo prazo ocorrerá uma redução da diferença entre os dois grupos até agora com forte liderança das mulheres.

4 – Em números absolutos, o mercado de novos VIPPES terá em 1º julho de 2014, 2.456 mi dois milhões e quatrocentos e cinquenta e seis mil novos membros sendo quase um milhão e duzentos mil homens e mais de um milhão e duzentos e cinquenta mil mulheres.

5 – Ainda em números absolutos, os VIPPES abrangidos pelo Estatuto do Idoso (60 anos) aumentarão em mais de um milhão e setecentos mil indivíduos com 824 mil
homens e 915 mil mulheres.

Importante salientar que esses novos VIPPES de 50 anos em 2014 pertencem a uma nova geração informatizada e globalizada nada tendo a ver com os VIPPES da década de 1980 que ainda operavam com calculadoras e máquinas de escrever e que iam a bibliotecas para aumentar o conhecimento e assinavam ou liam jornais impressos. É esse o mercado fantástico que está inchando e que vai continuar a inflar nas próximas quatro décadas.

Germano Hansen Jr.

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