A proporção de homens e mulheres na composição da população brasileira apresenta um predomínio do sexo feminino. Como vai ficar a relação de 2013 para 2014? As VIPPES ainda serão as mais longevas? E como era em 2000?
Quando se estuda detalhadamente a movimentação etária no País com a finalidade de fazer previsões de mercado, o aspecto básico que se torna o mais importante é a divisão por sexo.
A Projeção da População Brasileira 2000/2060 – Revisão 2013, do IBGE, divulgada no dia 29 de agosto último com dados sempre referentes à 1º de julho de cada ano, apresenta dados que podem auxiliar a definir o mercado presente e futuro a curto, médio e longo prazo.
Vários setores da vida social estão fortemente segmentados para homens e mulheres. No mercado cosmético, por exemplo, ainda existe uma predominância consistente e fortíssima do sexo feminino.
Qualquer empresa que quiser ter sucesso nesse segmento de mercado terá que ter como foco a mulher. Vender cosméticos para homens vai exigir um esforço hercúleo, pois tentar mudar costumes é tarefa quase impossível.
A moda também apresenta uma tendência feminina acentuada, mas ainda há espaço para crescimento perceptível do sexo masculino principalmente dos adultos jovens. (A moda infantil é menos dividida porque os decisores normalmente são os familiares e procuram acompanhar as novidades para os dois sexos).
Na classe dos VIPPES podemos visualizar o que está acontecendo no período de um ano – 2013 para 2014 – no movimento ascendente dessa população na composição total.
Projeção da População Brasileira por Sexo e Idade 2013/2014 (IBGE)
População
Total |
2000 = 173.448.346 |
2013 = 201.032.714 |
2014 = 202.768.562 |
|||
% aumento
|
|
2013/2000 = 15,90 |
2014/2013 = 0,86 |
|||
Total Homens/Mulheres |
Homens |
Mulheres |
||||
Idade |
49 |
59 |
49 |
59 |
49 |
59 |
Ano 2.000 |
1.636.992 |
1.008.812 |
796.945 |
472.129 |
840.047 |
528.683 |
|
|
|
|
|
|
|
Ano 2013 |
2.431.816 |
1.678.726 |
1.184.793 |
795.465 |
1.247.023 |
883.258 |
% s/2000 |
48,55 |
67,74 |
48,67 |
68,48 |
48,44 |
67,07 |
Ano 2014 |
2.456.437 |
1.739.672 |
1.197.205 |
824.557 |
1.259.232 |
915.115 |
% s/2013 |
1,01 |
3,63 |
1,04 |
3,66 |
0,98 |
3,61 |
O quadro acima permite algumas constatações “espantosas” (não são surpreendentes para aqueles que acompanham o fenômeno do envelhecimento populacional)
1 – Enquanto a população geral aumentou 15,9% em 13 anos (2000/2013), no mesmo período a população de quase VIPPES (49 anos) aumentou 48,55% e a de VIPPES de 59 anos aumentou 67,74%. Essas diferenças demonstram a grande mudança etária já em processo.
2 – De um ano para outro (2013 para 2014) a população geral cresceu 0,86%. Em contrapartida, a população de 49 anos aumentou 1,01% (17,4% a mais) e a de 59 anos, 3,63%. (322,1% maior). Essa é a realidade da velocidade impressionante da transição etária.
3 – Pode se observar que o sexo masculino tem índices de crescimento ligeiramente maiores que o sexo feminino. Isto indica que a médio e longo prazo ocorrerá uma redução da diferença entre os dois grupos até agora com forte liderança das mulheres.
4 – Em números absolutos, o mercado de novos VIPPES terá em 1º julho de 2014, 2.456 mi dois milhões e quatrocentos e cinquenta e seis mil novos membros sendo quase um milhão e duzentos mil homens e mais de um milhão e duzentos e cinquenta mil mulheres.
5 – Ainda em números absolutos, os VIPPES abrangidos pelo Estatuto do Idoso (60 anos) aumentarão em mais de um milhão e setecentos mil indivíduos com 824 mil
homens e 915 mil mulheres.
Importante salientar que esses novos VIPPES de 50 anos em 2014 pertencem a uma nova geração informatizada e globalizada nada tendo a ver com os VIPPES da década de 1980 que ainda operavam com calculadoras e máquinas de escrever e que iam a bibliotecas para aumentar o conhecimento e assinavam ou liam jornais impressos. É esse o mercado fantástico que está inchando e que vai continuar a inflar nas próximas quatro décadas.
Germano Hansen Jr.