- 07 de abril de 2019

VIPPES e os anúncios

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A mídia massiva contribui para os anseios e devaneios dos Vippes. Os anúncios direcionados a eles são enriquecidos de imagens que transmitem felicidade, alegria e qualidade de vida, apesar das imagens nem sempre representarem a realidade. vippes_e_os_anuncios

A estratégia dos profissionais de comunicação responsáveis pela criação dos anúncios parece vislumbrar que o envelhecimento, mesmo que indesejável, é fato. Portanto, associar a marca à imagem do idoso feliz e saudável, parece apropriado, uma vez que os produtos  anunciados aumentam a qualidade de vida desse público. Os anúncios indicam, de forma subjetiva que, ao adquirir tais produtos, a vida é prolongada e a velhice é tranquila, com saúde, harmonia e plenitude.

Porém, o conceito mais evidente em todos os anúncios é o bem-estar, com efeito de alegria e felicidade. Nesse imaginário a felicidade não é efêmera, todos podem sonhar em obter o que desejam, ainda que suas condições lhe impeçam de tal realização. Consumir deve ser o objetivo.  Pessoas estabilizadas financeiramente, com vontade de consumir, pouca sazonalidade  nos hábitos e custo baixo para ser impactado. Aquilo que parece ser a descrição de um sonho de qualquer publicitário é, na verdade, o retrato dos consumidores brasileiros com mais de 60 anos de idade. Um prato cheio para empresas que lutarão cada vez mais, por satisfazer esse público e conquistar espaço nesse mercado, e a publicidade não pode ficar fora desse processo.

Os Vippes colhem os frutos da estabilização da economia brasileira e parte deles usufrui ainda de aposentadorias programadas. De maneira mais geral, essa situação inspirou uma mudança cultural: os Vippes estão cada vez mais preocupados consigo mesmos e cuidam da cabeça e do corpo como nenhuma geração fez antes. As empresas já começam a evoluir, embora ainda que timidamente. Os setores de lazer, tecnologia e cuidado pessoal caminham nessa direção.

Diante das evoluções das mudanças e das exigências, podemos esperar, em pouco tempo, um mercado mais rico e uma comunicação mais estruturada. Teremos produtos mais personalizados, mais adequados ao momento que o consumidor idoso está vivendo. Com efeito, nesse processo, as empresas e agências mais atentas têm toda a possibilidade de criar e comunicar novos produtos usando novas estratégias de comunicação, aprendendo mais sobre esse público.

E é neste sentido que o Portal Vippes Negócios atua insistentemente:  no cotidiano dos idosos há uma acentuada necessidade de atuar, de viver, de possuir, que é identificada como solução às necessidades e, por conseguinte, realizadora da felicidade. Afinal, em artigo publicado recentemente aqui, neste Portal Vippes Negócios, intitulado “Vippes não são velhos!”, afirmamos que “serviços profissionais para pessoas de 50 anos em diante estão crescendo diariamente, mas não estão sendo divulgados de forma motivacional adequada para essa população.

Pessoas de cinquenta anos em diante são VIPPES. Ser VIPPES é continuar lutando pela vida com inteligência, com poder, com participação, como exemplo e com solidariedade. Ser VIPPES é ser consciente de participar da vanguarda que modifica e consolida a nova sociedade a partir de agora.”

Atuantes e felizes, acima de tudo.

Mona C Cury

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