- 07 de abril de 2019

Marketing etário e elegância

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O mundo muda sempre e agora o envelhecimento populacional transforma o mundo em uma nova experiência de relacionamento humano. O marketing da transição etária vai destruindo tabus.

marketing_etario_e_eleganciaGrandes empresas sempre tomam a dianteira na conquista de mercado e, principalmente, daqueles que parecem mais complexos. Caso da multinacional americana fundada em 1872 (velhinha, não é?), mas que tem uma clientela de 1,5 bilhões de pessoas.

Não é brincadeira não!

Essa empresa que está operando no Brasil desde 1996 com cinco unidades fabris (a 5ª fábrica foi inaugurada em 2013 em Camaçari, na Bahia) atende o mercado de produtos de higiene pessoal e doméstica.

Acontece que pela sua “idade”, pela sua experiência global e pela visão estratégica de seus dirigentes no mundo todo, ela já se adiantou na conquista do novo mercado dos VIPPES. Ela irá com certeza matemática aumentar a sua clientela porque ela tem sido inovadora desde 1890 quando lançou no mercado o primeiro papel higiênico em rolo (em lugar de folhas) ou em 1920 quando produziu e comercializou o primeiro absorvente feminino. É brilhante, simplesmente elegante e de bom gosto sem controvérsias, o anúncio de sua nova linha de fraldas para VIPPES.

É isso mesmo! A nova linha Plenitud é direcionada para homens e mulheres que querem continuar em atividade sem que as dificuldades orgânicas naturais ou geriátricas possam impedir.  Todos sabem que as pessoas de mais idade podem apresentar dificuldades chamadas de incontinência urinária. Essa patologia pode ter origens diversas e ocorre nos dois sexos e com mais intensidade nas mulheres.

Há ainda algum constrangimento no uso de fraldas por adultos e, na maioria das vezes, a dificuldade é confundida com insuficiência de saúde e restrição de atividades.

A realidade, porém, é muito mais simples. Uma vez que a incontinência se estabeleça de forma transitória ou definitiva, a única real inconveniência (não confundir com incontinência) é utilizar acessórios que propiciem uma normalidade quase total para viver o cotidiano ativo.

Se a inconveniência for resolvida de uma maneira inteligente e prática, nenhum problema se tornará barreira para a qualidade de vida em toda a sua plenitude. A linha Plenitud proporciona essa qualidade. O anúncio utiliza a imagem de uma modelo VIPPES que dá um show de elegância e prova definitiva de que a inconveniência não limita a beleza da vida.

É estimulante comprovar que o futuro planejado com inteligência, ousadia e sensibilidade reduz os problemas aparentemente complexos a uma simples névoa que se dissipa com um suspiro de confiança.

A “velhinha” Kimberly-Clark está dando o seu recado.

Agora cabe aos empreendedores de todas as atividades avançarem no mundo dos VIPPES. Só no Brasil eles chegarão aos quase cem milhões de pessoas em uma geração. Que mercado, hein? Quantas fraldas! Quantas roupas íntimas! Quantos acessórios! Quantos designers! Quantos estilistas! Quantos desfiles! Quanto bom gosto! Quantas novidades para quem quiser criar novos artigos!

Ainda bem que a Kimberly-Clark tem só ¼ da população mundial como clientes consumidores de seus produtos. Ainda sobram ¾ para os concorrentes. Mas é bom não facilitar muito,  não!

Germano Hansen Jr.

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